A Formação didático-pedagógica do docente de matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10819

Palabras clave:

Formação de Professores., Conhecimento Profissional. , Educação Matemática.

Resumen

Este artigo aborda a formação didático-pedagógica de futuros professores de Matemática através de uma perspectiva descritiva exploratória, destacando a relevância das disciplinas específicas e pedagógicas independentemente do método de ensino. Considera-se que as recentes mudanças na Educação Básica no Brasil trazem desafios significativos, como a necessidade de uma compreensão aprimorada sobre o aluno, o próprio papel do educador e novas abordagens de ensino e avaliação. Tais mudanças demandam uma reavaliação dos conceitos e procedimentos matemáticos tradicionais, visando uma compreensão crítica e contextualizada da Matemática como prática social. O artigo argumenta que o atual cenário educacional exige dos professores competências que não estão sendo suficientemente desenvolvidas em sua formação, apontando para a importância de uma base teórica e prática que atenda às necessidades do conhecimento profissional na área de Educação Matemática.

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Biografía del autor/a

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos, Universidade de São Paulo USP

Membro da Rede Nacional da Ciência para a Educação- CPe Membro da Associação Brasileira de Autoimunidade Docente Pesquisador em Educação e Neurociência aplicada ABEPEE- Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial UNESP Associado(a) na categoria de Profissional, Nº de matrícula 15713, da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) USP, filiada no Brasil, à Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e no exterior, à International Brain Research Organization (IBRO) e à Federação das Associações Latino Americanas e do Caribe de Neurociências Student Membership International Society for Telemedicine and eHealth -EUA e Membro da ABTms - Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde.

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Publicado

2024-03-18

Cómo citar

SANTOS, D. M. A. de A. P. dos. A Formação didático-pedagógica do docente de matemática. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e10819, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e10819. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10819. Acesso em: 13 may. 2024.