Poesia para Nossa Senhora da Conceição: a escrita e a vivida

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10609

Palabras clave:

Padroeira de Macaúbas, Memória regional, Autobiografia

Resumen

Este texto, de caráter autobiográfico, se estrutura, basicamente, nas memórias do percurso de escritor literário-memorialista do primeiro autor, evocadas para este fim, ou mesmo na forma de autorreferenciação. O autor parte da devoção à Padroeira de sua cidade natal, Macaúbas – Bahia, Nossa Senhora da Conceição, cuja relação, quase simbiótica entre população/devotos-religioso/histórico, desperta e encaminha o seu interesse pelas coisas e fatos de sua comunidade até tornar-se um escritor local, cuja obra oferece subsídios para a história regional e estadual. O método (auto)biográfico quebra a hegemonia do uso da terceira pessoa no texto científico e, ao produzir uma narrativa, entrelaça os fatos narrados com teóricos afins, produzindo uma reflexão ampla sobre o tema estudado. Dessa forma, o resultado é um texto poético-narrativo que fixa elementos da cultura religiosa da cidade de Macaúbas e fornece subsídios para estudiosos da história regional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alan Jose Alcantara de Figueiredo, Universidade do Estado da Bahia

Licenciatura em Letras (UNIFACS). Mestrado Profissional em Letras (UESB). Doutorando em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Professor. Autor de diversos livros que contemplam a história e a cultura de Macaúbas – BA. Membro de diversas entidades culturais e religiosas.

Célia Tanajura Machado , Universidade do Estado da Bahia

 Doutora em Educação (UFBA) Líder do LAVORO - Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão, Trabalho e Educação. Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - Gestec. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC. Editora Executiva da Plurais - Revista Multidisciplinar. Departamento de Educação - Campus I (Salvador). Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Citas

AGUIAR, Durval Vieira de. Província da Bahia. 2.ed. Rio de Janeiro: Cátedra, 1979.

ALVAREZ, Rodrigo. Aparecida. São Paulo: Globo, 2014.

ALVES, Maria Perpétua Brito Bastos. Prefácio. In: FIGUEIREDO, Alan José Alcântara de. A Educação em Macaúbas. Macaúbas: [s.n.], 2012.

ALVES, Tiago Alencar de Aquino. Prefácio. In: FIGUEIREDO, Alan José Alcântara de. Aspectos da História de Macaúbas. Macaúbas: [s.n.], 2015.

ARAÚJO, Almir Turisco. Um Filho de Macaúbas. [s.l.]:[s.n.], 1983.

CARTA do Folclore Brasileiro. Salvador: [s.n.], 1995.

DOIS SÉCULOS e Meio de Devoção de um Povo. Salvador: Devoção do Senhor Bom Jesus do Bomfim, [1995].

FESTA, da Excelsa Padroeira de Macaúbas Nossa Senhora da Conceição – Sesquicentenário da Paróquia. 1990.

FIGUEIREDO, Alan José Alcântara de. Aspectos da História de Macaúbas. Macaúbas: [s.n.], 2015.

FIGUEIREDO, Alan José Alcântara de. Aspectos do Folclore Macaubense. Caetité: Gráfica Globo, 2004.

FIGUEIREDO, Alan José Alcântara de. Centenário de Manoel Messias de Figueiredo (1906 – 5 de dezembro – 2006). Caetité: Gráfica Globo, 2006.

FRANCISCO, Papa. Fratelli Tutti. São Paulo: Paulinas, 2020.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados/Cortez, 1989.

JOSSO, Marie-Christine. As narrações centradas sobre a formação durante a vida como desvelamento das formas e sentidos múltiplos de uma existencialidades singular – plural. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade. Salvador, v.17, n.29, p. 17 – 30, jan./jun., 2008.

NAIPUL, V. S. Ler e Escrever. Belo Horizonte: Âyirê, 2017.

SALES, Marcea Andrade. História e personagens que (ainda) não estão em livros: o memorial-formação na licenciatura em pedagogia em Irecê/BA. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade. Salvador, v.17, n.29, p. 147 – 158, jan./jun., 2008.

TAPAJÓS, Paulo. Paulo Tapajós recorda. São Paulo: Continental, [s.d.] 1 disco (12,5”), 33 rpm.

TRINDADE, Marcos. Prefácio. In: AUTOR. O Capitão que desafiou o Império. Caetité: Gráfica Globo, 2009.

Publicado

2023-09-25

Cómo citar

FIGUEIREDO, A. J. A. de; MACHADO , C. T. Poesia para Nossa Senhora da Conceição: a escrita e a vivida . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 5, p. e10609, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e10609. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10609. Acesso em: 23 nov. 2024.