Undergraduate researchers: scientific training programs in the context of the affirmative action policies for higher education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48636

Keywords:

Higher Education, Scientific Training, Equity on Education, Democratization of Education

Abstract

This paper aims to analyze the profile of the fellows from The Institutional Program of Scholarships to Scientific Researchers (PIBIC) at Pedagogue Curse from the Federal University of Ceara (UFC). It intends to describe possible patterns to highlight investigative tracks on barriers to access the undergraduate scientific training programs for those who accessed higher education after the federal quota’s law implementation. The methodology consists of a descriptive analysis from 3 databases: 1) research realized by the Scholl of Education at Federal University of Ceara; 2) Lattes platform; 3) Encontros Universitarios’ annual meeting at UFC. We analyzed 61 students’ profiles. They all started at the undergraduate level between 2017.1 and 2020.1 semesters. The theoretical framework was based on general principles or Bourdieu’s praxeology. The results show an underrepresentation of workers, night shift students; quota’ fellows; transferred from other courses; and those from lower socioeconomic stratifications.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Yasmin da Silva Barros , Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação

Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará (2022). Foi bolsista de Iniciação Científica na área de Antropologia da Educação (2019-2020), bolsista de extensão (PREX) no projeto "A formação do professor que ensina matemática a partir da construção do pensamento algébrico e do letramento matemático em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental" (2020), bolsista de extensão (PREX) no "MIRARE: Grupo de Estudos sobre Bebês e Crianças bem pequenas no Contexto da Educação Infantil"(2021) e bolsista de Iniciação a Docência nas disciplinas de Didática e Docência no Ensino Fundamental (2021). Fez parte do grupo de estudos GCADRI (2019-2020). Atualmente atua como educadora de crianças bem pequenas, e é bolsista do Programa de Formação e Mentoria em Pesquisas sobre Equidade do Centro Lemann. Tem interesse nas áreas: Antropologia da Educação, Formação de Professores, Educação Infantil, Desigualdades Sociais, Ensino Superior, Política Educacional e Ações Afirmativas.

Ruy de Deus e Mello Neto, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, foi pesquisador bolsista de pós-doutorado na Fundação Joaquim Nabuco, na Universidade de São Paulo e na Harvard University. Atualmente é professor adjunto na faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.

References

ARAÚJO, Israel. A exclusão dos incluídos: uma etnografia do curso de Pedagogia Noturno da Universidade Federal do Ceará. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.

BARROS, Yasmin da Silva. Participação dos estudantes do Curso de Pedagogia no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica: o perfil da geração pós-cotas (2017-2020). (Monografia) - Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65690

BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. Escritos de educação, v. 9, p. 39-64, 1998.

CANAAN, Mariana Gadoni. Quem se torna bolsista de iniciação científica na UFMG?: uma análise de fatores que influenciam no acesso à bolsa. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS (CGEE). A Formação de novos quadros para CT&I: avaliação do programa institucional de bolsas de iniciação científica (Pibic). Brasília, DF: 2017. 44p.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPQ). Resolução Normativa, RN – 017/2006. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC. Brasília: CNPq, 2006.

FERREIRA, Waltenúsia Maia. Trajetória acadêmica de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal do Ceará (UFC)-(2010-2013). 2015. Dissertação (Mestrado em Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.

FUNDAÇÃO CEARENSE DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (Funcap). Instrução Normativa nº 05/2016. Dispões dos critérios para a concessão de bolsas do Programa de Bolsas de Iniciação Científico-Tecnológico. Fortaleza: Funcap, 2016.

GUEDES, A. R. M. O Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e a formação de novos pesquisadores na UFC. 2007. Monografia (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de Desenvolvimento de Pessoal/SRH, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Curso de Especialização em Gestão Universitária, Fortaleza-CE, 2007.

MASSI, Luciana; QUEIROZ, Salete Linhares. Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro. São Paulo: Editora UNESP, 2015. DOI: https://doi.org/10.7476/9788568334577

MENEZES, Jose Baroni Ferreira de; ZACARIAS, Edivania Oliveira; LIMA, Maria Erica Rodrigues; MOURA, Francisco Nunes de Sousa. O ensino de ciências à luz da concepção de docentes pedagogos dos Sertões de Crateús - Ceará. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e44592, 2022. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.4592

OLIVEIRA, Elisangela Lizardo de et al. A formação Científica do jovem universitário: um estudo com base no programa Institucional de bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2010.

REVISTA ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS DA UFC. Fortaleza, v. 2, n. 1, 2017.

REVISTA ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS DA UFC. Fortaleza, v. 3, n. 1, 2018.

REVISTA ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS DA UFC. Fortaleza, v. 4, n. 1, 2019.

REVISTA ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS DA UFC. Fortaleza, v. 6, n. 1, 2021.

SANTORO, Flávia Rosa et al. Maternidade na etnobiologia: desafios encontrados por pesquisadoras que são ou buscam ser mães. Ethnoscientia: Revista Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia, v. 6, n. 2, p. 72-88, 2021. DOI: https://doi.org/10.22276/ethnoscientia.v6i2.372

SILVA, Elaine Cristina; MOREIRA, Evandro Carlos. O plano de trabalho de professores de educação física ex-participantes do PIBID/FEF/UFMT. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e2081, 2021. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.2081

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC). Faculdade de Educação. Microdados da pesquisa acerca das condições dos estudantes durante a pandemia do Covid-19. Fortaleza: UFC, 2020

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Documentação para cotas. Disponível em: https://sisu.ufc.br/pt/documentacao-para-cotas/. Acesso em: 13 dez. 2021.

VENTURINI, Anna Carolina. Ação afirmativa na pós-graduação: os desafios da expansão de uma política de inclusão. 2019. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Ciência Política) –Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Published

2022-12-30

How to Cite

BARROS , Y. da S.; MELLO NETO, R. de D. e. Undergraduate researchers: scientific training programs in the context of the affirmative action policies for higher education. Educational Practices, Memories and Oralities, [S. l.], v. 4, p. e48636, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48636. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8636. Acesso em: 24 nov. 2024.