The applicability of inclusive public educational policies for people with disabilities

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.6343

Keywords:

Inclusive Education, Public Policy, People with Disabilities

Abstract

This work is the result of the concern about the applicability and access of public policies on the guarantee of inclusive education for people with disabilities and aims to understand the main discussions fostered in research on the subject. The methodology used was a qualitative literature review research focusing on the state of the matter. The results identified limitations, suggestions, advantages, benefits of public policies. The discussions pointed to the relevance of fostering planning with strategies, goals, evaluation. We conclude that such policies are instruments of the democratic rule of law not only for the improvement of educational indicators, but also for the permanence in schools and for everyone's quality of life.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jeanne do Socorro Batista Aguiar, Secretaria de Estado da Educação do Amapá

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (2008), Especialista em Educação, pós em andamento de Direito Constitucional pela Faculdade FAMART, Mestrando Profissional em Planejamento e Políticas Públicas. Atualmente é professora da Escola Estadual Professor Irineu da Gama Paes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, necessidade humana e inclusão - deficiência - tecnologia assistiva. Atua como Advogada, na área de direito constitucional, direito civil, formada pela Faculdade Estácio do Amapá (2017).

Paula Soares Rodrigues, Universidade Estadual do Pará

Pedagogy from the University of São Paulo (2017), specialist in special and inclusive education from the FACEL Faculty, Pedagogical Advisor at the State University of Pará.

References

ABREU, Tania Paim Caldas de; VILARDO, Maria Aglaé Tedesco; FERREIRA, Aldo Pacheco. Acesso das pessoas com deficiência mental aos direitos e garantias previstos na Lei Brasileira de Inclusão por meio do Sistema Único de Assistência Social. RIO DE JANEIRO, V. 43, N. ESPECIAL 4, P. 190-206, DEZ 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/W3wFYpZGS6cyJhLvvYkSQ8C/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 25 de mar. 2021

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. Tradução Mauro W. Barbosa. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

BAPTISTA, Claudio Roberto. Ação pedagógica e educação especial: a sala de recursos como prioridade na oferta de serviços especializados. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 17, n. esp. p. 59-76, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/8FLTQYvVChDcF77kwPHtSww/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 25 de mar. 2021

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 28 mar. 2021.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da criança e do adolescente. Brasília, DF: 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm Acesso em: 18 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial. Brasília, DF: MEC, 1994.

BRASIL. Lei n. 10172, de 10 de janeiro de 2001. Plano Nacional de Educação - PNE/Ministério da Educação. Brasília, DF: INEP, 2001.

BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Revista Inclusão, Brasília, DF, v. 4, n. 1, p. 7-17, jan./jun. 2008.

BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009b. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 163, ago. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Plano nacional de educação (PNE). INEP, Brasília, DF, 2014.

BRASIL. Lei nº 13.146, 2015. Lei Brasileira de Inclusão. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm acesso em: 05 de mar. 2021

FIALHO, Lia Fiuza; SOUSA, Francisca Genifer Andrade de. Juventudes em políticas públicas o estado da questão em pesquisas cearenses (2010-2016). 2020. V.15. nº1. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7457 Acesso em: 25 de mar. 2021.

FREIRE, Sofia. Um olhar sobre a inclusão. Revista da educação. V.XVI, n.1, p.5-20, 2008. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/5299/1/Um%20olhar%20sobre%20a%20Inclus%c3%a3o.pdf Acesso em: 25 de mar. 2021.

GARCIA, Fabiane Maia; BRAZ, Aissa Thamy Alencar Mendes. Deficiência visual: caminhos legais e teóricos da escola inclusiva. Artigo. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação Set 2020, Volume 28 Nº 108 Páginas 622 – 641 Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/6D8gzB5Dd7vnLG3FXmvN4bw/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 25 de jun. 2021.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projeto de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, p.176, 2002.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. De A. Fundamentos De Metodologia Científica. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

KASSAR, Monica Magalhães. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. Educar em Revista, Curitiba, v. 41, p. 61-79, 2011. Disponível em: Acesso em: 25 mar. 2018.

MANTOAN, Maria Teresa Égler. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003, 64p.

MANTOAN, Maria Teresa Égler. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015.

MAZZOTTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2011.

MARTINS, Clarissa de Andrade Fernandes. A inclusão de crianças com deficiência na educação infantil: políticas públicas na visão dos professores. 2018. 151 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Análise de Políticas Públicas) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2018. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/157210/Martins_CAF_me_fran.pdf?sequence=3&isAllowed=y Acesso em: 05 de mar. de 2021.

MULLER, Pierre; SUREL, Ives. Análise das políticas públicas. Pelotas, Educat, 2002.

NÓBREGA-THERRIEN, S. M.; THERRIEN, J. O estado da questão: aportes teóricometodológicos e relatos de sua produção em trabalhos científicos. In: FARIAS, I. M. S.; NUNES, J. B. C.; NÓBREGA-TERRIEN, S. M. (Orgs.). Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza: UECE, 2010.p. 33-51.

OLIVEIRA, Rita Izabel Alves. Educação inclusiva PPP participativo: diálogos. 2020. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/23362/2/Rita%20Isabel%20Alves%20Oliveira.pdf Acesso em: 25 de mar. 2021

REBELO, Andressa Santos; KASSAR, Mônica Magalhães. Indicadores educacionais de matrículas de alunos com deficiência no Brasil (1974-2014). Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 29, n. 70, p. 276-307, jan./abr. 2018.

SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

SILVA, Joselma Ferreira Lima e, et al. Um olhar sobre a educação inclusiva no PNE 2014-2024: desafios e perspectivas. Rev. PEMO, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3514/3151 Acesso em: 22 mar. 2021.

SOBRINHO, José Dias. Educação superior: bem público, equidade e democratização. Rev. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v.18, n. 1, p.107-126 mar. 2013. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/1573/1496 Acesso em: 29 set. 2021.

UNESCO. Declaração de Salamanca sobre princípios, política e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca, Espanha, 1994.

Published

2021-04-30

How to Cite

AGUIAR, J. do S. B.; RODRIGUES, P. S. The applicability of inclusive public educational policies for people with disabilities. Educational Practices, Memories and Oralities, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e316343, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.6343. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/6343. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê - Perspectivas e compromissos com a sustentabilidade: olhares diversos sobre o desenvolvimento rural sustentável