Educação e ensino na província do Rio Grande do Sul no século XIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.3892

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Instrução, Moral, Criação

Resumo

O autor propõe investigar a ideia de educação e de ensino que legitimaram os conceitos liberais no século XIX, quando não havia no Rio Grande do Sul uma instituição que estabelecesse regras de ortografia ou que preparasse professores. A Câmara Municipal era encarregada de fiscalizar o ensino muitas vezes com vereador analfabeto. O texto é construído a partir de anúncios de jornais de Porto Alegre e de Rio Grande, os dois maiores centros urbanos da época. Os anúncios selecionados são transcritos com a ortografia e com erros de quem escreve conforme a pronúncia das palavras. 

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Biografia do Autor

Moacyr Flores, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Pertence ao Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul - RS, à Academia Rio-grandense de Letras e ao Círculo de Pesquisas Literárias. Professor aposentado da Pontifícia Universidade Católica do RS e da Universidade Federal do RS. Publicou 25 livros de História do Brasil e do Rio Grande do Sul, incluindo dois dicionários. Coordenou a publicação de 52 livros da Série História da EDIPUCRS, de dissertações e teses defendida no Curso de Pós-Graduação.

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Jornais:

O Artilheiro, O Comércio, O Continentino, O Mensageiro, O Povo, Recopilador Liberal e O Vigilante encontram-se no Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa e no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Documentos:

A sigla AHRS-CV assinala os documentos da Coleção Varela do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul.

Publicado

2020-10-08

Como Citar

FLORES, M. Educação e ensino na província do Rio Grande do Sul no século XIX . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e313892, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.3892. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3892. Acesso em: 29 mar. 2024.