Corpo, representações e percepções: um estudo no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15224

Palavras-chave:

Corpo, Representação, Formação de Professores., Ciências Biológicas

Resumo

Partindo de reflexões que expandem o conceito de corpo e corporeidade, atravessando a fronteira de um ideal de corpo meramente biológico, este artigo objetiva apresentar os resultados do projeto de pesquisa Para além da biologia: corpo, representações e percepções no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFS – Campus São Cristóvão, cadastrado e fomentado pelo Edital 01/2023 PROPEX/IFS do programa PIBIC/CNPq. Este projeto objetivou mapear as compreensões sobre o tema da corporeidade dentro do currículo de formação dos futuros professores em Ciências Biológicas, visando também a perceber as representações e a visão que estes alunos têm a respeito da temática.
Considera-se que os futuros licenciados de Ciências Biológicas se confrontarão com uma realidade escolar cujo debate perpassa a construção de múltiplos entendimentos sobre o corpo e é preciso saber quais as contribuições formativas de que estes estudantes dispõem para enfrentar tais desafios.

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Biografia do Autor

Jocelaine Oliveira dos Santos, Instituto Federal de Sergipe

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Vale do Rio dos Sinos. Membro e Vice-Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos de Texto, Leitura e Linguagem - GETELL (IFS) e do GELIC/UFS - Grupo de Estudos de Literatura e Cultura.

Elizete Santos, Instituto Federal de Sergipe/ Campus São Cristóvão

Possui graduação em Agroecologia pelo Instituto Federal de Educação de Sergipe. Atualmente, desenvolve pesquisa nos temas corpo, educação e cidadania.

Isis do Rosário e Silva Santos, Instituto Federal de Sergipe/ Campus São Cristóvão

Estudante do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação de Sergipe/ Campus São Cristóvão. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Ciências Ambientais. Atualmente, desenvolve pesquisa nos temas corpo, educação e cidadania.

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Publicado

23-07-2025

Como Citar

SANTOS, J. O. dos; SANTOS, E.; SANTOS, I. do R. e S. Corpo, representações e percepções: um estudo no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFS. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e15224, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15224. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15224. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Estudos Trans e Cuir: intersecções e diálogos