Corpo, representações e percepções: um estudo no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15224

Palabras clave:

Corpo, Representação, Formação de Professores., Ciências Biológicas

Resumen

Partindo de reflexões que expandem o conceito de corpo e corporeidade, atravessando a fronteira de um ideal de corpo meramente biológico, este artigo objetiva apresentar os resultados do projeto de pesquisa Para além da biologia: corpo, representações e percepções no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFS – Campus São Cristóvão, cadastrado e fomentado pelo Edital 01/2023 PROPEX/IFS do programa PIBIC/CNPq. Este projeto objetivou mapear as compreensões sobre o tema da corporeidade dentro do currículo de formação dos futuros professores em Ciências Biológicas, visando também a perceber as representações e a visão que estes alunos têm a respeito da temática.
Considera-se que os futuros licenciados de Ciências Biológicas se confrontarão com uma realidade escolar cujo debate perpassa a construção de múltiplos entendimentos sobre o corpo e é preciso saber quais as contribuições formativas de que estes estudantes dispõem para enfrentar tais desafios.

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Biografía del autor/a

Jocelaine Oliveira dos Santos, Instituto Federal de Sergipe

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Vale do Rio dos Sinos. Membro e Vice-Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos de Texto, Leitura e Linguagem - GETELL (IFS) e do GELIC/UFS - Grupo de Estudos de Literatura e Cultura.

Elizete Santos, Instituto Federal de Sergipe/ Campus São Cristóvão

 

Graduado en Tecnología en Agroecología (IFS/2019). Estudiante de la Licenciatura en Ciencias Biológicas del Instituto Federal de Sergipe. Desarrolla investigaciones en las áreas del cuerpo, la educación y la ciudadanía.

Isis do Rosário e Silva Santos, Instituto Federal de Sergipe/ Campus São Cristóvão

Estudiantes de la Licenciatura en Ciencias Biológicas del Instituto Federal de Sergipe. Tiene experiencia en el área de Ciencias Ambientales, con énfasis en Ciencias Ambientales. Trabaja en proyectos de investigación en las áreas de cuerpo, educación y ciudadanía.

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Publicado

2025-07-23

Cómo citar

SANTOS, J. O. dos; SANTOS, E.; SANTOS, I. do R. e S. Corpo, representações e percepções: um estudo no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFS. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e15224, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15224. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15224. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê - Estudos Trans e Cuir: intersecções e diálogos