As relações étnico-raciais e o curso de agropecuária no IFRN: uma análise de conteúdo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14333

Palabras clave:

Ensino, Relações-étnico raciais, Diversidade, Agropecuária

Resumen

Este trabalho teve como objeto de estudo o ensino das relações-étnico raciais no Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária na Forma Integrada, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande Norte (IFRN), Campus Apodi, com o objetivo de identificar e analisar elementos do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) que se relacionassem com o Princípio da Consciência Política e Histórica da Diversidade, conforme delineado nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Para tal, foi feita uma análise de conteúdo, baseada em Bardin. Partiu-se das hipóteses que a discussão sobre o Ensino das Relações Étnico-Raciais no PPC do referido curso encontrava-se no campo da transversalidade e que a discussão abrangeria apenas as disciplinas definidas pelas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. A primeira hipótese confirmou-se totalmente e a segunda parcialmente.

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Biografía del autor/a

Izabel Cristina Leite de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Es licenciada en Trabajo Social por la Universidad Estatal de Rio Grande do Norte (2009). Actualmente es asistente social en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Rio Grande do Norte. Tiene experiencia en Trabajo Social, con énfasis en asistencia a estudiantes. Maestría en Educación Profesional y Tecnológica - PROFEPT, centro IFRN. Actualmente cursa el Doctorado en Enseñanza en la Red de Enseñanza del Nordeste - RENOEN, centro IFRN.

 

Sandra Maria Campos Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela ESAM atual UFERSA/RN, Mestrado em Fitotecnia/Agroecologia pela UFRRJ/RJ, Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e Pos Doc pela Universidade de Adelaide, Austrália

Nadia Farias dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP/1996), Mestrado em Ensino (PPGE/UERN) e Doutorado em Educação (PPGE/UFPB)

Citas

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Publicado

2025-04-17

Cómo citar

LIMA, I. C. L. de; ALVES, S. M. C.; SANTOS, N. F. dos. As relações étnico-raciais e o curso de agropecuária no IFRN: uma análise de conteúdo. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e14333, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e14333. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14333. Acesso em: 21 may. 2025.