Paulo Freire's theory of knowledge: Application of a didactic sequence in the teaching of sciences

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12218

Keywords:

Paulo Freire, Dialogue, Problematization, Chemistry Education, Elementary School.

Abstract

This research is a case study that aims to develop and analyze the application of a didactic sequence based on Paulo Freire's theory of knowledge in a 9th grade science class at a public school located in Fortaleza, Ceará. The data were obtained through the analysis of semi-structured questionnaires, applied online, so that students presented their knowledge about the importance and impacts of chemistry on society and their lives, and the concepts of properties and transformations of matter. The results indicate that the didactic sequence developed provided an environment for critical reflections on the student's social context, contributing to their training and stimulating critical thinking about the role of Chemistry in the development of society.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Andeson de Oliveira Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Graduando do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Maracanaú - IFCE, Maracanaú, Ceará, Brasil.

Natália Parente de Lima Valente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia doCeará

Mestra em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Maracanaú e Coordenadora do Laboratório de Práticas Pedagógicas - LAPP, Maracanaú, Ceará, Brasil.

Maria do Socorro Cardoso de Abreu , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestra em Linguística - UFC. Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Maracanaú (IFCE), Maracanaú, Ceará, Brasil

References

ARAÚJO, V. H. D.; TRISTÃO, J. C.; SANTOS, L. J. dos. O ensino de ciências por investigação: uma proposta de sequência didática para auxiliar no desenvolvimento de conteúdos de química para alunos do sexto ano. Pesquisa e Debate em Educação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1–23, e31604, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31604. Acesso em: 25 abr. 2023

BARBOSA, Y.L.N.; et al. Dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem acerca dos temas introdutórios de química por alunos de nono ano do ensino fundamental. Discursos, Práticas, Ideias e Subjetividades na Educação 2, [S.L.], p. 126-131, 2021. Atena Editora. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/dificuldades-enfrentadas-no-processo-de-ensino-aprendizagem-acerca-dos-temas-introdutorios-de-quimica-por-alunos-de-nono-ano-do-ensino-fundamental. Acesso em: 28 mar. 2023

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 23 mar. 2023

CARNIATTO, I.; FOCHEZATTO, A. A problematização da realidade vivida: educar para a emancipação diante da cultura dos agrotóxicos. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 45, p. 350–365, 2023. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25015. Acesso em: 3 jun. 2023

CARVALHO, M. A. de. Sequência didática no ensino de Química: uma análise sobre os modelos atômicos a partir de uma revisão de literatura. 2022, 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Picos, 2022. Disponível em: http://bia.ifpi.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1190. Acesso em: 20 out. 2023

CARVALHO, M. A. B.; ESTRADA, A. A.; ALVES, F. L.; SOLIGO, V. Paulo Freire e o ensino fundamental: Reflexões sobre uma formação crítica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 3, p. 1514–1531, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16834. Acesso em: 28 mai. 2023.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

DUBEUX, M.H.S.; SOUZA, I. P. Organização do trabalho pedagógico por sequências didáticas. In: BRASIL. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: planejando a alfabetização; integrando diferentes áreas do conhecimento: projetos didáticos e sequências didáticas. Ano 01, unidade 06. Brasília: MEC, SEB, 2012. p. 27-37. Disponível em: https://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/material/43.pdf. Acesso em 25 jun. 2023

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 4.ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 10.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1986.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 75.ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.

FREITAS, K. E. da S. Experimentação problematizadora: propostas e reflexões para o Ensino de Química. 2022, 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás, Anápolis, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/1397. Acesso em: 28 abr. 2023

GADOTTI, M. Convite à leitura de Paulo Freire - Pensamento e Ação no Magistério. São Paulo: Editora Scipione, 2004. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/2778 Acesso em: 29 mai. 2023

GOMES, C. S. F.; GUERRA, M. das G. G. V. Educação dialógica: a perspectiva de Paulo Freire para o mundo da educação. Revista de Educação Popular, Uberlândia, MG, v.19, n.3, p.4–15, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-52847. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/52847. Acesso em: 1 abr. 2023

GONÇALVES, A. P. O ensino de transformações químicas por investigação: uma abordagem com alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2022. 59 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. Disponível em: https://www.repositorio.ufal.br/handle/123456789/8757. Acesso em: 25 abr. 2023

GUIMARÃES, L.; FARIA, F. F. Química no Ensino Fundamental: estabelecendo conceitos por meio do estudo dos perfumes em uma formação continuada. Revista Insignare Scientia-RIS, Chapecó, SC, v. 2, n. 2, p. 255-265, 2019. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10906. Acesso em: 14 abr. 2023

LEHN, J. M. Química: a ciência e a arte da matéria. In: O Correio da UNESCO, A Química e a vida, França, Jan-Mar. p.7-9, 2011. Disponível em: https://es.unesco.org/courier/yanvar-mart-2011-g/quimica-ciencia-y-arte-materia Acesso em: 20 mar. 2023

LOPES, R. de C. S. A relação professor- aluno e o processo ensino- aprendizagem. Obtido a, Paraná, v. 9, n. 1, p. 1-28, 2011. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1534-8.pdf. Acesso em: 28 mai. 2023

NEGRI, L. C. et al. A educação para além da escola: considerações sobre o ato de educar à luz de Paulo Freire. Revista Educar Mais, v. 6, p. 1-12, 2022. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2627. Acesso em: 15 mai. 2023

ROSA, M. I. F. P. S.; SCHNETZLER, R. P. Sobre a importância do conceito transformação química no processo de aquisição do conhecimento químico. Química Nova na Escolas, São Paulo, n. 5, p. 31-35, 1998. Disponível em: https://www.contagem.mg.gov.br/arquivos/comunicacao/femcitec_sobreoconceitodatransformacao09.pdf. Acesso em: 27 set. 2023

SANTOS, W. L. P. dos. Química e a formação para a cidadania. Educación Química, México, v. 22, n. 4, p. 300-305, 2011. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0187893X18301496 Acesso em: 23 mai. 2023

SANTOS, WLP dos; SCHNETZLER, R. P. Função social: o que significa ensino de química para formar o cidadão. Química nova na escola, São Paulo, v. 4, n. 4, p. 28-34, 1996. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc04/pesquisa.pdf Acesso em: 25 abr. 2023

SILVA, A. C.; SOUZA, N. dos S.; COSTA, F. A. G. da. A dialogicidade freiriana e o ensino de ciências: revisitando Paulo Freire. Dialogia, n. 42, p. 23167, 2022. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23167. Acesso: 23 mai. 2023

SOUZA, A. G. L. de; CARDOSO, S. P. Ensino, aprendizagem e o ambiente escolar na abordagem de conceitos de química. Research, Society and Development, São Paulo, v. 8, n. 11, p.1-16, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5606/560662202003/560662202003.pdf acesso em: 23 mai. 2023

ZANON, L. B.; PALHARINI, E. M. A química no ensino fundamental de ciências. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 2, p. 15-18, 1995. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc02/relatos.pdf Acesso em: 28 mai. 2023.

Published

2024-03-16

How to Cite

ALMEIDA, A. de O.; VALENTE, N. P. de L.; ABREU , M. do S. C. de. Paulo Freire’s theory of knowledge: Application of a didactic sequence in the teaching of sciences. Educational Practices, Memories and Oralities, [S. l.], v. 6, p. e12218, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12218. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12218. Acesso em: 23 nov. 2024.