Historical constitution of the Pedagogy Course at UFPI, in Teresina (1973-1984)
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11482Keywords:
Curso de Pedagogia., História da Educação., UFPI.Abstract
This work aims to analyze aspects of the process of implementation and operation of the UFPI Pedagogy Course between 1973 and 1984. The research problem consists of the question: How did the process of implementation and operation of the UFPI Pedagogy Course occur in the period in question? ? The research is linked to the field of history of education, supported by authors such as Silva (2006), Cruz (2011), Bello (2021), Scheibe (2007), Carvalho (2013), Brzezinski (1996), Martilli (2004), between others. This is a documentary research carried out in the collections of administrative sectors of UFPI, where minutes, decrees, opinions, curricular matrices, etc. were analyzed. The study allowed us to look at the trajectory of the course based on the movement surrounding the creation of the Institution, in addition to discussing aspects of its organization and functioning. It is believed that the research contributes to the history of the course and expands discussions in the field of history of education.
Downloads
References
BELLO, L. Da Serra da Ibiapaba ao Campus da Ininga: 373 anos de Pedagogia no Piauí. 1ª. ed. Teresina, EDUFPI, 2021.
BRANDT, A. G; HOBOLD, M. de S. Mudanças e continuidades dos marcos legais do Curso de Pedagogia no Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v.5, 1-29, e019027, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652576. Acesso em: 01 set. 2023.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer nº 251/1962. Currículo mínimo e duração do Curso de Pedagogia. Relator: Valnir Chagas. Documenta, Brasília, DF, nº 11, p. 59-65.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer nº 252/1969. Estudos pedagógicos superiores. Mínimos de conteúdo e duração para o curso de graduação em pedagogia. Relator: Valnir Chagas. Documenta, Brasília. (1-100), p.101-117.
BRASIL. Decreto nº 81.935, de 11 de julho de 1978. Concede reconhecimento aos cursos de Pedagogia, Artes Práticas e Estudos Sociais da Universidade Federal do Piauí, com sede na cidade de Teresina, Estado do Piauí. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto-81935-11-julho-1978-431006-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 25 ago. 2023.
BRASIL. Decreto-Lei nº 1.190, de 4 de abril de 1939. Dá organização à Faculdade Nacional de Filosofia. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-1190-4-abril-1939-349241-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 25 ago. 2023.
BRASIL. Lei nº 5.528, de 12 de novembro de 1968. Autoriza o Poder Executivo a instituir a Universidade Federal do Piauí e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5528-12-novembro-1968-357748-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 25 ago. 2023.
BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5540-28-novembro-1968-359201-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 25 ago. 2023.
BRASIL. Ministério do Estado, da Educação e da Cultura. Portaria nº 373, de 25 de maio de 1981. Dá reconhecimento dos Cursos de Pedagogia e da Formação de Professores de Disciplinas Especializadas do Ensino de 2º Grau da Universidade Federal do Piauí.
BRZEZINSKI, I. Pedagogia, Pedagogos e formação de professores: busca e movimento. Campinas: Papirus, 1996.
CARVALHO, M. C. S. Pedagogia da invenção: a Prática de Ensino como disciplina acadêmica na Universidade Federal do Piauí. 2013. 155 f. Tese (Doutorado em Educação: História, Política e Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10395. Acesso em 25 ago. 2023.
CATANI, A; OLIVEIRA, J. F. Educação superior no Brasil: reestruturação e metamorfose das universidades públicas. Petrópolis - RJ: Vozes, 2002.
CHARTIER, R. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa, Difel, 1990.
CRUZ, G. B. Curso de Pedagogia no Brasil: história e formação com pedagogos primordiais. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2011.
DE CERTEAU, Michel. A escrita da História. 3 ed. Rio de Janeiro, Forense, 2.
DURLI, Z. O processo de construção das diretrizes curriculares nacionais para o curso de pedagogia: concepções em disputa. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/89732/247336.pdf?seque. Acesso em 01 set. 2023.
GALVÃO, A. M. O; LOPES, E. M. T. Território plural: a pesquisa em história da educação. 1. ed. São Paulo: Ática, 2010.
KARNAL, L.; TATSCH, F. G. A memória evanescente. In: PINSKY, C. B.; LUCA, T. R. de. (org). O historiador e suas fontes. São Paulo, Contexto, 2009, p. 9-27.
LUCA, T. R. Práticas de pesquisa em história. São Paulo, Contexto, 2020.
MARTELLI, A. C.; MANCHOPE, E. A história do Curso de Pedagogia no Brasil: da sua criação ao contexto após LDB 9394/96. Revista Eletrônica de Ciências da Educação, [s. l.], v. 3, n. 1, ed. 1, p. 1-21, 2004. Disponível em: https://www.periodicosibepes.org.br/index.php/reped/article/view/517. Acesso em: 23 ago. 2023.
MEDEIROS, E. A; ARAÚJO, O. H. A.; SANTOS, J. M. C. T. O curso de pedagogia no Brasil: uma análise sobre sua história e identidade (1939 – 2019). Interfaces da Educação, [S. l.], v. 12, n. 34, p. 561–588, 2021. DOI: 10.26514/inter. v12i34.5447. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/5447. Acesso em: 25 ago. 2023.
NASCIMENTO, T. R. A criação das licenciaturas curtas no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 45, p. 340–346, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i45.8640153. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640153. Acesso em: 1 dez. 2023.
PÁDUA, E. M. M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 2. ed. Campinas: Papiros, 1997.
PESAVENTO, S. J. História & História Cultural. 2 ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2008.
QUEIROZ, N. M. C. Praxiologia e representação social sobre formação de professores nas licenciaturas da UFPI. 2011. 393 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte) - UFRN, Natal-RN, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14382. Acesso em 25 ago. 2023.
SAVIANI, D. A Pedagogia no Brasil: História e Teoria. 2ª. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3ª. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. 474 p. ISBN 978-85-7496-200-9.
SCHEIBE, L. Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia: trajetória longa e inconclusa. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 43–62, jan. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/cCY6yjvfhYPKWNbFMMmL3Pm/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 25 ago. 2023.
SILVA, C. S. B. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. São Paulo: Editores Associados, 1999.
SILVA, C. S. B. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. 3ª ed. São Paulo: Autores Associados, 2006.
SOUSA, J. B. Histórico. Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal do Piauí, 2022. Disponível em: https://ufpi.br/en/historico. Acesso: 30 nov. 2023.
SOUSA NETO, R. N. O Departamento de Educação e o Centro de Ciências da Educação: contribuições para a criação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, 1(01), 167–188, 2020. https://doi.org/10.29280/rappge.v1i01.7483. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/7483. Acesso em: 30 nov. 2023.
UFPI – Universidade Federal do Piauí. UFPI 50 Anos: Instalação da Universidade muda paisagem e melhora infraestrutura do bairro Ininga. Teresina - PI, 10 mar. 2021. Disponível em: https://ufpi.br/en/ultimas-noticias-ufpi/39825-ufpi-50-anos-instalacao-da-universidade-muda-paisagem-e-melhora-infraestrutura-do-bairro-ininga. Acesso em: 5 set. 2023.
UFPI – Universidade Federal do Piauí. Ata da Reunião Ordinária dos Professores do Departamento de Educação da Universidade Federal do Piauí. Arquivo do CCE/UFPI, 1973. [manuscrito]
UFPI – Universidade Federal do Piauí. Ato da Reitoria nº 237, de 6 de maio de 1975. Autoriza o funcionamento do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e Licenciatura em Educação Para o Lar – 1º Grau. Teresina (PI): UFPI, 1975.
UFPI – Universidade Federal do Piauí. Proposta Curricular do Curso de Pedagogia. Arquivo do CCE/UFPI, 1983. [mimeografado]
UFPI – Universidade Federal do Piauí. Relatório de atividades desenvolvidas pela Coordenação de Acompanhamento e Avaliação do Currículo e Coordenação de Cursos do Centro de Ciências da Educação no ano de 1984. Arquivo do CCE/UFPI, 1984. [mimeografado]
UFPI – Universidade Federal do Piauí. Resolução nº 16/1971. Cria o Departamento de Educação na Universidade Federal do Piauí. Teresina (PI): UFPI, 1971.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Francisco Gomes Vilanova , José Henrique Plácido dos Santos (Autor)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.