A aplicabilidade das políticas públicas educacionais inclusivas para as pessoas com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.6343

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Política pública, Pessoa com Deficiência

Resumo

Este trabalho é resultado da inquietação da aplicabilidade e acesso das políticas públicas sobre a garantia à educação Inclusiva para as pessoas com deficiência e objetiva-se compreender as principais discussões fomentadas nas pesquisas sobre o tema. A metodologia que se utilizou foi a pesquisa qualitativa de revisão de literatura com foco no estado da questão. Os resultados identificaram limitações, sugestões, vantagens e benefícios das políticas públicas. As discussões apontaram para a relevância de fomento ao planejamento com estratégias, metas e avaliação. Concluímos que tais políticas são instrumentos do Estado democrático de direito não só para a melhoria dos indicadores educacionais, mas também para a permanência nas escolas e qualidade de vida de todos.

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Biografia do Autor

Jeanne do Socorro Batista Aguiar, Secretaria de Estado da Educação do Amapá

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (2008), Especialista em Educação, pós em andamento de Direito Constitucional pela Faculdade FAMART, Mestrando Profissional em Planejamento e Políticas Públicas. Atualmente é professora da Escola Estadual Professor Irineu da Gama Paes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, necessidade humana e inclusão - deficiência - tecnologia assistiva. Atua como Advogada, na área de direito constitucional, direito civil, formada pela Faculdade Estácio do Amapá (2017).

Paula Soares Rodrigues, Universidade Estadual do Pará

Pedagogia pela universidade paulista (2017), especialista em educação especial e inclusiva pela Faculdade FACEL, Assessora pedagógica da Universidade Estadual do Pará.

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

AGUIAR, J. do S. B.; RODRIGUES, P. S. A aplicabilidade das políticas públicas educacionais inclusivas para as pessoas com deficiência. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e316343, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.6343. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/6343. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Perspectivas e compromissos com a sustentabilidade: olhares diversos sobre o desenvolvimento rural sustentável