Educação Musical para quê e para quem?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5598

Palavras-chave:

Educação Musical, Função, Acesso, Formação, Escola

Resumo

Este trabalho é parte da pesquisa que investigou a trajetória profissional dos egressos do curso de Licenciatura em Música de uma universidade de Santa Catarina. No entanto, este artigo especificamente, apresenta um recorte quanto à reflexão sobre a função da educação musical na formação dos alunos de escolas de educação básica e como ocorre o acesso a esse ensino. Também se refletiu sobre os impactos biossociais que a música pode exercer sobre aqueles que estão envoltos nela. Para atender aos objetivos propostos utilizamos pesquisa bibliográfica e a técnica de análise de conteúdo, inspirada nos desenvolvimentos de Laurence Bardin (1997). Nesse recorte, consideramos de maior relevância para a pesquisa as seguintes produções: Bréscia (2011), Loureiro (2003), Fonterrada (2008), Sekeff (2007) e Penna (2010) Concluímos pela necessidade de maior espaço para discussão e efetivação do ensino de música nas escolas, de forma amplamente acessível e promovida por profissionais habilitados na área.

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Biografia do Autor

Aline Dallazem, Universidade do Planalto Catarinense

Licenciada em Música, Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Publicidade e Propaganda. Especialista em Arte e em Musicoterapia. Mestre em Educação. Atualmente é professora da Uniplac, e possui experiência em Projetos e Assessoria Pedagógica, e gestão em educação.

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Publicado

2021-06-18

Como Citar

DALLAZEM, A. Educação Musical para quê e para quem?. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 3, p. e335598, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i3.5598. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5598. Acesso em: 19 abr. 2024.