A monitoria no processo de aprender a empreender

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3727

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Educação, Monitoria

Resumo

A educação necessita de métodos e recursos variados para o processo de aprendizagem. Assim, pode-se destacar a monitoria como uma metodologia que proporciona interação e melhoria do ensino aos discentes, tanto aos alunos quanto os monitores por ser uma oportunidade de ensino e aprendizado diferenciada. Nesse contexto, pretende-se neste trabalho analisar a monitoria como metodologia no processo de aprendizagem para aprender a empreender e disseminar a cultura empreendedora. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus de Baturité, cujo foco foram as atividades do estudante-monitor da disciplina de Empreendedorismo. Dentre as atividades realizadas pelo monitor destaca-se o acompanhamento dos discentes com o gerenciamento das suas miniempresas, produção de relatórios avaliativos e acompanhamentos individuais. Considera-se, por meio deste estudo, que a monitoria deve ser entendida, estudada e aplicada na prática da docência dos cursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Socorro de Assis Braun, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Administradora de Empresas, Doutora em Educação pela UFC, Coordenadora de Pesquisa e
Extensão – IFCE Campus Baturité. Docente efetiva do IFCE. Pesquisadora. Possui experiência com
Educação Empreendedora, Educação Profissional e Empreendedorismo.

Sangelo Silveira de Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Tecnólogo em Hotelaria e Técnico em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. IFCE - Campus de Baturité.

Referências

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRANDENBURG, C.; PEREIRA, A.; FIALHO, L. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 2, 2019. Disponível em https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3543. Acesso em 25 jan. 2020.

CUNNINGHAM, William Francis. Introdução à Educação: problemas fundamentais, finalidades e técnicas. Tradução de Nair Fortes Abu-Merhy. 2 ed. Porto Alegre. Globo. Brasília, INL. 1975. ilust.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. Coordenação Marina Baird Ferreira, Margarida dos Anjos. 5 ed. Curitiba. Positivo. 2000. 2272 p.

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Disponível em: www.scielo.br/pdf/pp/v27n1/1980-6248-pp-27-01-00133.pdf. Acesso em 30 out. de 2017.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IF). Um novo modelo em educação profissional e tecnológica: concepção e diretrizes. 2010. 43 p.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE). Edital N° 04 de 22 de Maio de 2017: seleção para preenchimento de vagas para o Programa de Monitoria Voluntária do IFCE – Campus Baturité. Baturité. 2017. Disponível em: http://ifce.edu.br/acesso-rapido/concursos-publicos/editais/ensino/selecao-de-bolsas-de-monitoria/2017/campus-baturite/edital-no-04-2017_selecao-de-monitoria-voluntaria_campus-baturite_2017-1.pdf/view. Acesso: 22 mai. 2017.

LOPES DA SILVA, A. SÁ, I. DUARTE, A. VEIGA SIMÃO, A. M. A aprendizagem autorregulada pelo estudante: perspectivas psicológicas e educacionais. Porto: Porto Editora, 2014. Disponível em: www.scielo.br/pdf/pee/v18n3/1413-8557-pee-18-03-0401. Acesso em: 30 out. de 2017.

MUNARI, Alberto. Jean Piaget. Tradução e organização: Daniele Saheb. Fundação Joaquim Nabuco (Coleção Educadores). Editora Massangana. Recife. 2010.156 p.

NUNES, João Batista Carvalho. Monitoria acadêmica: espaço de formação. 2007. In: SANTOS, Mirza Medeiros dos; LINS, Nostradamos de Medeiros. (Orgs). A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal, RN. EDUFRN. Editora da UFRN, 2007. 102 p. (Coleção Pedagógica; n. 9).

PEREIRA, João Dantas. Monitoria: uma estratégia de aprendizagem e de iniciação à docência. 2007. In: SANTOS, Mirza Medeiros dos; LINS, Nostradamos de Medeiros. (Orgs). A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal, RN. EDUFRN. Editora da UFRN, 2007. 102 p. (Coleção Pedagógica; n. 9).

PERRENOUD, Philippe. A Prática Reflexiva no Ofício de Professor: Profissionalização e Razão Pedagógica. Porto Alegre. Artes Médicas Sul, 2002.

VYGOTSKY, Lev Semyonovitch. Formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Publicado

2020-05-01

Como Citar

BRAUN, M. S. de A.; MELO, S. S. de. A monitoria no processo de aprender a empreender. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–17, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3727. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3727. Acesso em: 19 abr. 2024.