A monitoria no processo de aprender a empreender

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3727

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Educação, Monitoria

Resumo

A educação necessita de métodos e recursos variados para o processo de aprendizagem. Assim, pode-se destacar a monitoria como uma metodologia que proporciona interação e melhoria do ensino aos discentes, tanto aos alunos quanto os monitores por ser uma oportunidade de ensino e aprendizado diferenciada. Nesse contexto, pretende-se neste trabalho analisar a monitoria como metodologia no processo de aprendizagem para aprender a empreender e disseminar a cultura empreendedora. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus de Baturité, cujo foco foram as atividades do estudante-monitor da disciplina de Empreendedorismo. Dentre as atividades realizadas pelo monitor destaca-se o acompanhamento dos discentes com o gerenciamento das suas miniempresas, produção de relatórios avaliativos e acompanhamentos individuais. Considera-se, por meio deste estudo, que a monitoria deve ser entendida, estudada e aplicada na prática da docência dos cursos.

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Biografia do Autor

Maria Socorro de Assis Braun, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Administradora de Empresas, Doutora em Educação pela UFC, Coordenadora de Pesquisa e
Extensão – IFCE Campus Baturité. Docente efetiva do IFCE. Pesquisadora. Possui experiência com
Educação Empreendedora, Educação Profissional e Empreendedorismo.

Sangelo Silveira de Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Tecnólogo em Hotelaria e Técnico em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. IFCE - Campus de Baturité.

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Publicado

2020-05-01

Como Citar

BRAUN, M. S. de A.; MELO, S. S. de. A monitoria no processo de aprender a empreender. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–17, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3727. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3727. Acesso em: 22 dez. 2024.