A monitoria no processo de aprender a empreender
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3727Palavras-chave:
Empreendedorismo, Educação, MonitoriaResumo
A educação necessita de métodos e recursos variados para o processo de aprendizagem. Assim, pode-se destacar a monitoria como uma metodologia que proporciona interação e melhoria do ensino aos discentes, tanto aos alunos quanto os monitores por ser uma oportunidade de ensino e aprendizado diferenciada. Nesse contexto, pretende-se neste trabalho analisar a monitoria como metodologia no processo de aprendizagem para aprender a empreender e disseminar a cultura empreendedora. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus de Baturité, cujo foco foram as atividades do estudante-monitor da disciplina de Empreendedorismo. Dentre as atividades realizadas pelo monitor destaca-se o acompanhamento dos discentes com o gerenciamento das suas miniempresas, produção de relatórios avaliativos e acompanhamentos individuais. Considera-se, por meio deste estudo, que a monitoria deve ser entendida, estudada e aplicada na prática da docência dos cursos.
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