Educação profissional
um caminho para profissionalização pela reconstrução da memória
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v1i2.3612Palavras-chave:
Memória, Educação Profissional, História, ConhecimentoResumo
A sociedade se realiza através das pessoas, nos seus lugares e memórias. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é apresentar a educação profissional no Ceará por meio da reconstrução da memória do primeiro aluno matriculado em curso profissionalizante no SENAI-CE, em 1944. O método utilizado é um estudo exploratório-descritivo na modalidade de análise bibliográfica e documental. As duas ideias: de Bergson e Popper, não são mutuamente excludentes. A de Bergson, embora dualista, não supõe causalidade, determinismo ou finalismo, é um ato livre, independente, contingente. Na Popperiana, a ciência e o conhecimento partem de uma lógica situacional por meio de um problema e interferem no movimento das empresas. Nesse contexto, a educação profissional apresentada pelas memórias do referido estudante, encontrou sentido social e importância no conhecimento adquirido no SENAI-CE. Este aprendizado revivido nas narrativas de suas histórias, passado referido no presente, possibilitaram a construção de significados na tessitura de suas lembranças.
Downloads
Referências
ALBERTI, Verena. Histórias dentro da História. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005.
BERGSON, Henri, 1859-1941. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito / Henri Bergson; tradução Paulo Neves. - 2- ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DEWEY, Jonh, Vida e Educação. Tradução e estudo preliminar por Anísio Teixeira – 10 ed São Paulo Melhoramentos; (Rio de Janeiro); Fundação Nacional de Material Escolar, 1978.
FIEC-CE. Jornal da FIEC. Fortaleza-Ce, 27 de novembro de 2003 – Ano XIV – n° 186.
FONSECA, Celso Suckow da. História do ensino industrial no Brasil/ Celso Suckow da Fonseca. 1º vol. Rio de Janeiro, SENAI/DN/DPEA; 1986.
JPO. Entrevista. Fortaleza. 2010.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 2006.
POPPER, Karl R. Sir, 1902-1994. Lógica das Ciências Sociais/Karl Popper, Tradução de Estevão de Rezende Martins. Apoio Cláudio Muniz Acquarone Filho, Vilma de Oliveira Morais e Silva – Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro; 2004, 3ª edição.
POPPER, Karl R. Sir. Em Busca de um Mundo Melhor: Karl Popper; (tradução Milton Camargo Mota). São Paulo: Martins, 2006. (Coleção Dialética)
POPPER, Karl R. Sir. O conhecimento e o problema corpo-mente. – Reimp. – (Biblioteca de filosofia contemporânea; 24. Rio de Janeiro, Edições 70 LTDA; 2009.
POPPER, Karl R. Sir. Textos escolhidos/ Karl Popper; organização e tradução David Miller; tradução Vera Ribeiro; revisão de tradução César Benjamim. – Rio de Janeiro: Contratempo: Ed. PUC-Rio, 2010.
RODRIGUES, Rui Martinho. Pesquisa Acadêmica: como facilitar o processo de preparação de suas etapas / Rui Martinho Rodrigues. São Paulo: Atlas, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Maria do Socorro de Assis Braun (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.