A educação profissional e tecnológica no IFRO: escritoras negras na formação leitora humanística e omnilateral
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15533Palabras clave:
Escritoras negras, Formação leitora omnilateral, Curso Técnico integrado ao Ensino Médio, IFRO.Resumen
Este artigo tem como propósito a inclusão das obras literárias, na perspectiva de escritoras negras, na formação leitora humanística e omnilateral dos estudantes dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Calama. O objetivo é colaborar com a formação leitora, integral e omnilateral dos estudantes por meio de Cadernos temáticos sobre escritoras negras e suas produções visando possibilidades de atividades em sala de aula. O processo de pesquisa se caracterizou por ser qualitativa de caráter investigativo, e a metodologia utilizada para a aplicação é a participante. O resultado foi a divulgação das escritoras negras e suas obras literárias no IFRO. Além de promovermos a divulgação, leitura e preservação da Literatura africana e afro-brasileira.
Descargas
Citas
ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, maio-ago. 2015.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas Paulo Bezerra. Notas da edição russa Serguei Botcharov. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, M. Problemas da Poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 5. Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.
BLACKMAN, Cledenice. Do Mar do Caribe à beira do Madeira II: a Diáspora Afro-Antilhana para o Brasil. Florianópolis, SC: Rocha Gráfica e Editora, 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 3 maio 2022.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 20 de dezembro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Brasília, dez 2003.
BRASIL. República Federativa. Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Brasília: Congresso Nacional, 2003.
BRASIL. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Brasília DF, mar 2008.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30dez. 2008a, Seção 1, p. 1.
BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30 ago. 2012. Acesso em 23 de maio de 2022.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 2.ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2008.
CIAVATTA, M. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho & Educação. Belo Horizonte. v.23. n.1. p. 187-205. jan-abr. 2014.
CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino médio integrado. In: CALDART, Roseli Salete et al. (Org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: EPSJV; São Paulo: Expressão Popular, 2012.
EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Belo Horizonte: Nandyala, 2008
EVARISTO, Conceição. Gênero e Etnia: uma escre(vivência) da dupla face. In: Mulheres do mundo, etnia, marginalidade e diáspora. Ed. Nadilza Martins de Barros Moreira e Diane Scheneider. João Pessoa: Ideia, 2005.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Ed. Loyola,1996
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Aspectos da população de Rondônia; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-populacao-rondonia.htm. Acesso em: 17 maio 2022.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 46ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.
GOMES, Simone Caputo. Caminhos da Negritude na Poesia Moçambicana. Disponível em: www.simonecaputogomes.com/textos/negritude.doc - Cabo Verde. Acesso em 08 fev. 2023.
IBGE. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais, Estimativas da população residente com data de referência 1º de julho de 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ro.html Acesso em: 17 maio 2022.
IBGE. Educa Jovens. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18319-cor-ou-raca.html. Acesso em 07 jan. 2023.
IBGE. Pesquisas das características Étnico-Raciais da População I. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9372-caracteristicas-etnico-raciais-da-populacao.html?=&t=publicacoes. Acesso em 06 jan. 2023.
IBGE. Histórico de Rondônia. Cidades IBGE. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ro/historico. Acesso em: 17 maio 2022.
IBGE. Biblioteca do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv63405.pdf. Acesso em: 29 jul. 2022.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2021. Brasília: Inep, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica. Acesso em: 17 maio 2022.
MEC. Ministério da Educação. Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/educacao-profissional-e-tecnologica-ept. Acesso em: 01 jul. 2023.
NARCISO, Luciana Gusmão. S. Análise da evasão nos cursos técnicos do Instituto
Federal do Norte de Minas Gerais – Câmpus Arinos: exclusão da escola ou exclusão na escola? Dissertação de Mestrado, 262f. Universidade Federal de Santa Catarina: Programa de Pós Graduação em Sociologia Política (PPGSP), Florianópolis, 2015.
NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. 5. ed. ampl. São Paulo: Cortez, 2016.
OLIVEIRA, Alexandre et al. Educação profissional em foco. Manaus: EDUA; São Paulo: Alexa Cultural, 2021.
PACHECO, Eliezer Moreira. Os institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Natal: IFRN, 2010.
PACHECO, Eliezer. Desvendando os institutos federais: identidade e objetivos. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 4, n° 1, 2020.
RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba. Instituto Federal do Paraná, 2014. (Coleção formação pedagógica; v. 5).
SAMPAIO, Sonia Maria Gomes. Uma escola (in)visível: memórias de professoras negras em Porto Velho no início do Século XX. Tese de doutorado em Educação Escolar. Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras. Orientador: Ricardo Ribeiro. 2010.
SILVA, Débora Jean Lopes. Mulheres na Literatura: Escritas de autoria feminina negra. Cuiabá, ed. UFMT, 2021.
SPIVAK, G. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
WHITE, Evelyn. Mulheres Negras e Educação: Relações étnico e raciais. Curitiba, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Ivonete da Silva Cardoso Vieira, Iza Reis Gomes (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.







