A gamificação como metodologia ativa nas aulas de língua inglesa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15452

Palabras clave:

Língua Inglesa, Gamificação, Aprendizagem.

Resumen

Este trabalho tem por objeto de estudo a prática dos jogos e das brincadeiras em aulas de Língua Inglesa com foco na utilização da metodologia ativa gamificação. A pesquisa ocorreu em uma turma do 9º ano de uma escola pública da região do Alto Oeste Potiguar. O objetivo geral deste estudo foi analisar a utilização de jogos e brincadeiras pedagógicas nas aulas de Língua Inglesa como estímulo ao desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, destacando, também, se o professor está aplicando a gamificação como metodologia ativa para o ensino nesse componente curricular. Trata-se de uma pesquisa de enfoque misto, com bases teóricas fundamentadas em autores como Lima e Barbosa (2024), Nascimento, Silva e Morais (2019), Martins (2016) e nos documentos norteadores, como os PCNs (1998) e a BNCC (2018). As reflexões apontam que os jogos e as brincadeiras, se utilizados de forma adequada, podem estimular o aprendizado de Língua Inglesa na escola pesquisada.

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Biografía del autor/a

José Rosamilton de Lima, Escola Estadual Vicente de Fontes

Licenciado em Letras - Inglês (2001) UERN; Licenciado em Letras - Espanhol (2013)UERN; Licenciado em Pedagogia (2022) Universidade Anhanguera; Especialista emLinguística Aplicada (2004) UERN; Especialista em Língua Inglesa (2006) UERN;Especialista em Gestão Escolar (2016) UFRN; Especialista em Educação Especial e Inclusiva(2024) Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera; Especialista em Educação Especial comÊnfase em Transtornos Globais do Desenvolvimento (2024) Universidade Pitágoras UnoparAnhanguera; Mestre em Letras (2011) UERN. Professor de língua inglesa e línguaespanhola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte. Possui experiência emLinguística, com ênfase em ensino de línguas inglesa e espanhola, livro didático, Análise doDiscurso, discurso e mídia e gestão escolar.

Paulo Rogério de Lima, Secretaria Estadual de Educação do Ceará (SEDUC)

Licenciado em Educação Física (UERN), Especialista em Educação Física Escolar (FIP), Mestre e Doutor em Educação (UECE).

Citas

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Publicado

2025-09-22

Cómo citar

LIMA, J. R. de; LIMA, P. R. de. A gamificação como metodologia ativa nas aulas de língua inglesa. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e15452, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15452. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15452. Acesso em: 5 dic. 2025.