Pessoas trans na pós-graduação argentina: discussões iniciais para um estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15357Palabras clave:
Personas Trans, Posgrado, Estado del conocimientoResumen
Este artigo investiga as experiências de pessoas trans pretas, pardas e indígenas (PPI) no ensino superior argentino. O objetivo geral é mapear e discutir a produção acadêmica existente, identificando avanços e lacunas, sobretudo quanto a estudos interseccionais sobre pessoas trans PPI na pós-graduação. Fundamenta-se em Paul Preciado (2017; 2019), Letícia Nascimento (2021) e Jack Halberstam (2020), que compreendem a transexualidade como dissidência de gênero. A análise adota a perspectiva interseccional de Patricia Hill Collins e Sirma Bilge (2020), considerando a articulação entre gênero, raça e outros marcadores sociais. Trata-se de pesquisa bibliográfica, exploratória, com abordagem quali-quantitativa. O corpus foi constituído no repositório do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), utilizando os descritores persona trans e posgrado, resultando em quatro publicações entre 2021 e 2024. Os achados indicam que as investigações sobre o tema são incipientes, reforçando a necessidade de ampliar a produção científica.
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