Pessoas trans na pós-graduação argentina: discussões iniciais para um estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15357

Palavras-chave:

Pessoas Trans, Pós-graduação, Estado do Conhecimento

Resumo

Este artigo investiga as experiências de pessoas trans pretas, pardas e indígenas (PPI) no ensino superior argentino. O objetivo geral é mapear e discutir a produção acadêmica existente, identificando avanços e lacunas, sobretudo quanto a estudos interseccionais sobre pessoas trans PPI na pós-graduação. Fundamenta-se em Paul Preciado (2017; 2019), Letícia Nascimento (2021) e Jack Halberstam (2020), que compreendem a transexualidade como dissidência de gênero. A análise adota a perspectiva interseccional de Patricia Hill Collins e Sirma Bilge (2020), considerando a articulação entre gênero, raça e outros marcadores sociais. Trata-se de pesquisa bibliográfica, exploratória, com abordagem quali-quantitativa. O corpus foi constituído no repositório do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), utilizando os descritores persona trans e posgrado, resultando em quatro publicações entre 2021 e 2024. Os achados indicam que as investigações sobre o tema são incipientes, reforçando a necessidade de ampliar a produção científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Sol Ávila Mendonça, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEd/UFRN) e graduado em Pedagogia pela UFRN. Bolsista do Programa Abdias Nascimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Avelino Aldo Lima Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciências da Educação pela Université Paul Valéry e pela UFRN. Professor de Filosofia do IFRN e dos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN) e em Educação (PPGEd/UFRN). Vice-líder do Observatório da Diversidade (IFRN/CNPq).

Azemar dos Santos Soares Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Professor do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC) da UFRN e dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFRN) e em Ensino de História (ProfHistória/UFRN).

Referências

BENEVIDES, Bruna. Dossiê: assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras em 2024. Brasília: ANTRA, 2025.

COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo, 2020.

DELLACASA, María. Legislación y acciones afirmativas para la población trans: Un balance a diez años de la Ley de Identidad de Género en Argentina. PAPELES del Centro de Investigaciones de la Facultad de Ciencias Jurídicas y Sociales de la UNL, Santa Fe, v. 17, n. 27, 2023.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, 2002.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

GIL, Antônio. Como elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2017.

HALBERSTAM, Jack. A arte queer do fracasso. Recife: Cepe Editora, 2020.

HARAWAY, Donna. Simians, cyborgs and women: the reinvention of nature. Nova York: Routledge, 1991.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTADÍSTICA Y CENSOS. Censo Nacional de Población, Hogares y Viviendas 2022: Síntesis de resultados. Buenos Aires: INDEC, 2025.

LAURETIS, Teresa de. A tecnologia do gênero. In: BUARQUE DE HOLLANDA, Heloísa (Org.). Tendências e Impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 206-242.

NASCIMENTO, Letícia. Transfeminismo. São Paulo: Jandaíra, 2021.

OLIVEIRA, André. "A educação é uma catapulta para a liberdade": acesso e permanência de homens trans em instituições de ensino superior. 2020. 143 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.

PEIXE, Alexandre; MORELLI, Fábio. “Homens do futuro”: o movimento de homens trans no Brasil sob o olhar de Xande Peixe. In: GREEN, James N. (org.). História do Movimento LGBT no Brasil. São Paulo: Alameda, 2018.

PRECIADO, Paul. Manifesto Contrasexual: Práticas subversivas de identidade sexual. São Paulo: n-1 edições, 2017.

PRECIADO, Paul. Un apartamento en Urano: Crónicas del cruce. Barcelona: Editorial Anagrama, 2019.

Publicado

02-12-2025

Como Citar

MENDONÇA, J. S. Ávila; LIMA NETO, A. A.; SOARES JÚNIOR, A. dos S. Pessoas trans na pós-graduação argentina: discussões iniciais para um estado do conhecimento. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e15357, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15357. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15357. Acesso em: 7 jan. 2026.

Edição

Seção

Dossiê - Estudos Trans e Cuir: intersecções e diálogos