Pessoas trans na pós-graduação argentina: discussões iniciais para um estado do conhecimento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15357

Palabras clave:

Personas Trans, Posgrado, Estado del conocimiento

Resumen

Este artigo investiga as experiências de pessoas trans pretas, pardas e indígenas (PPI) no ensino superior argentino. O objetivo geral é mapear e discutir a produção acadêmica existente, identificando avanços e lacunas, sobretudo quanto a estudos interseccionais sobre pessoas trans PPI na pós-graduação. Fundamenta-se em Paul Preciado (2017; 2019), Letícia Nascimento (2021) e Jack Halberstam (2020), que compreendem a transexualidade como dissidência de gênero. A análise adota a perspectiva interseccional de Patricia Hill Collins e Sirma Bilge (2020), considerando a articulação entre gênero, raça e outros marcadores sociais. Trata-se de pesquisa bibliográfica, exploratória, com abordagem quali-quantitativa. O corpus foi constituído no repositório do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), utilizando os descritores persona trans e posgrado, resultando em quatro publicações entre 2021 e 2024. Os achados indicam que as investigações sobre o tema são incipientes, reforçando a necessidade de ampliar a produção científica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Sol Ávila Mendonça, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Estudiante de maestría en Educación en el Programa de Pós-Graduação em Educação de la Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEd/UFRN) y licenciado en Pedagogía por la UFRN. Becario del Programa Abdias Nascimento de la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Avelino Aldo Lima Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doctor en Ciencias de la Educación por la Université Paul Valéry y la UFRN. Profesor de Filosofía en el IFRN y en los Programas de Posgrado en Educación Profesional (PPGEP/IFRN) y en Educación (PPGEd/UFRN). Vicerresponsable del Observatorio de la Diversidad (IFRN/CNPq).

Azemar dos Santos Soares Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doctor en Educación por la Universidad Federal de Paraíba (PPGE/UFPB). Profesor del Departamento de Prácticas Educativas y Currículo (DPEC) de la UFRN y de los Programas de Posgrado en Educación (PPGEd/UFRN) y en Enseñanza de la Historia (ProfHistória/UFRN).

Citas

BENEVIDES, Bruna. Dossiê: assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras em 2024. Brasília: ANTRA, 2025.

COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo, 2020.

DELLACASA, María. Legislación y acciones afirmativas para la población trans: Un balance a diez años de la Ley de Identidad de Género en Argentina. PAPELES del Centro de Investigaciones de la Facultad de Ciencias Jurídicas y Sociales de la UNL, Santa Fe, v. 17, n. 27, 2023.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, 2002.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

GIL, Antônio. Como elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2017.

HALBERSTAM, Jack. A arte queer do fracasso. Recife: Cepe Editora, 2020.

HARAWAY, Donna. Simians, cyborgs and women: the reinvention of nature. Nova York: Routledge, 1991.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTADÍSTICA Y CENSOS. Censo Nacional de Población, Hogares y Viviendas 2022: Síntesis de resultados. Buenos Aires: INDEC, 2025.

LAURETIS, Teresa de. A tecnologia do gênero. In: BUARQUE DE HOLLANDA, Heloísa (Org.). Tendências e Impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 206-242.

NASCIMENTO, Letícia. Transfeminismo. São Paulo: Jandaíra, 2021.

OLIVEIRA, André. "A educação é uma catapulta para a liberdade": acesso e permanência de homens trans em instituições de ensino superior. 2020. 143 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.

PEIXE, Alexandre; MORELLI, Fábio. “Homens do futuro”: o movimento de homens trans no Brasil sob o olhar de Xande Peixe. In: GREEN, James N. (org.). História do Movimento LGBT no Brasil. São Paulo: Alameda, 2018.

PRECIADO, Paul. Manifesto Contrasexual: Práticas subversivas de identidade sexual. São Paulo: n-1 edições, 2017.

PRECIADO, Paul. Un apartamento en Urano: Crónicas del cruce. Barcelona: Editorial Anagrama, 2019.

Publicado

2025-12-02

Cómo citar

MENDONÇA, J. S. Ávila; LIMA NETO, A. A.; DOS SANTOS SOARES JÚNIOR, A. Pessoas trans na pós-graduação argentina: discussões iniciais para um estado do conhecimento. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e15357, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15357. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15357. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê - Estudos Trans e Cuir: intersecções e diálogos