Guia Formativo para docentes de estudantes com deficiência intelectual na EJA: relato de elaboração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15236

Palavras-chave:

Produto Pedagógico, Educação Inclusiva, Deficiência Intelectual, Educação para Jovens e Adultos

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o processo de elaboração de um produto pedagógico, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei). Trata-se de um Guia Formativo destinado a docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que atendem estudantes com Deficiência Intelectual, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A pesquisa que o subsidia é um estudo de campo. Participaram desse estudo docentes, gestores e estudantes com deficiência intelectual. Utilizaram-se questionários e entrevistas abertas para a coleta de dados e técnicas da Análise de Conteúdo para a análise. Teoricamente, tem-se Vigotski como aporte central. Para as propostas que o constituem, as referências principais são Zerbato (2018), com estratégias do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), e Marins (2019), com Tutoria por Pares. A aplicação desse produto acrescentou à prática pedagógica inclusiva dos docentes participantes da pesquisa e pode inspirar outros estudos nessa perspectiva.

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Biografia do Autor

Olga Mara Bueno, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em Educação Inclusiva. Graduada em Letras Português/Inglês e Pedagogia. Professora de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Rita de Cássia da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pós- Doutora em Educação. É professora permanente do Mestrado e do Doutorado em Educação –UEPG. Professora do Mestrado em Educação Inclusiva – UEPG. Coordenadora da Universidade Aberta para a Terceira Idade -UEPG. Pesquisadora produtividade do CNPq.

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Publicado

11-08-2025

Como Citar

BUENO, O. M.; OLIVEIRA, R. de C. da S. Guia Formativo para docentes de estudantes com deficiência intelectual na EJA: relato de elaboração. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e15236, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15236. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15236. Acesso em: 5 dez. 2025.