Introdução aos conceitos de área e volume à luz da atividade orientadora de ensino: possibilidades para o ensino de matemática
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15177Palavras-chave:
Atividade Orientadora de Ensino, Situações Desencadeadoras de Aprendizagem, Área, VolumeResumo
Este texto traz uma proposta de Produto Educacional elaborado para estudantes do Ensino Médio. O objetivo é apresentar Situações Desencadeadoras de Aprendizagem envolvendo os conceitos de área e volume, com o uso do software GeoGebra, fundamentada no conceito de Atividade Orientadora de Ensino. Para isso, foram elaboradas Situações Desencadeadoras de Ensino que abordam a necessidade das embalagens, a delimitação da porção de terra na Antiguidade e o armazenamento da produção agrícola. Temáticas foram problematizadas a partir de situações emergentes do cotidiano e da História virtual de uma empresa fictícia. A integração do Geogebra pode permitir revisar os conceitos, exemplificar, ilustrar, manipular e testar hipóteses, fornecendo subsídios para a criação de um modelo conceitual da solução final a ser definida coletivamente com a turma. A proposta apresentada é mais uma possibilidade que pode auxiliar professores de matemática em suas práticas docentes no que tange aos conceitos de área e volume em sala de aula.
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