Introdução aos conceitos de área e volume à luz da atividade orientadora de ensino: possibilidades para o ensino de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15177

Palavras-chave:

Atividade Orientadora de Ensino, Situações Desencadeadoras de Aprendizagem, Área, Volume

Resumo

Este texto traz uma proposta de Produto Educacional elaborado para estudantes do Ensino Médio. O objetivo é apresentar Situações Desencadeadoras de Aprendizagem envolvendo os conceitos de área e volume, com o uso do software GeoGebra, fundamentada no conceito de Atividade Orientadora de Ensino. Para isso, foram elaboradas Situações Desencadeadoras de Ensino que abordam a necessidade das embalagens, a delimitação da porção de terra na Antiguidade e o armazenamento da produção agrícola. Temáticas foram problematizadas a partir de situações emergentes do cotidiano e da História virtual de uma empresa fictícia. A integração do Geogebra pode permitir revisar os conceitos, exemplificar, ilustrar, manipular e testar hipóteses, fornecendo subsídios para a criação de um modelo conceitual da solução final a ser definida coletivamente com a turma. A proposta apresentada é mais uma possibilidade que pode auxiliar professores de matemática em suas práticas docentes no que tange aos conceitos de área e volume em sala de aula. 

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Biografia do Autor

Ronaldo Gomes dos Santos Filho, Instituto Municipal de Educação Aziz Maron

Licenciado em matemática, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professor do Instituto Municipal de Educação Aziz Maron – IMEAM, Itabuna, Bahia, Brasil.

Jurema Lindote Botelho Peixoto, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Difusão do Conhecimento pelo programa Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento, com sede na Universidade Federal da Bahia - UFBA (2015). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1992) e Mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2002).Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz. Líder do Grupo de pesquisa em Educação Matemática e Diversidade Cultural (GPEMdic). Faz parte do GT13 Diferença, Inclusão e Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática nas linhas de pesquisa: educação matemática inclusiva, educação matemática de surdos, ensino e aprendizagem de matemática, análise cognitiva e difusão do conhecimento.

José Lucas Matias de Eça, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorando em Educação Científica e Formação de Professores – PPGECFP, pela Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestre em Educação em Ciências e Matemática, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professor da rede municipal de ensino, Cairu, Bahia, Brasil.

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Publicado

27-09-2025

Como Citar

SANTOS FILHO, R. G. dos; PEIXOTO, J. L. B.; EÇA, J. L. M. de. Introdução aos conceitos de área e volume à luz da atividade orientadora de ensino: possibilidades para o ensino de matemática. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e15177, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15177. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15177. Acesso em: 5 dez. 2025.