As relações étnico-raciais e o curso de agropecuária no IFRN: uma análise de conteúdo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14333

Palavras-chave:

Ensino, Relações-étnico raciais, Diversidade, Agropecuária

Resumo

Este trabalho teve como objeto de estudo o ensino das relações-étnico raciais no Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária na Forma Integrada, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande Norte (IFRN), Campus Apodi, com o objetivo de identificar e analisar elementos do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) que se relacionassem com o Princípio da Consciência Política e Histórica da Diversidade, conforme delineado nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Para tal, foi feita uma análise de conteúdo, baseada em Bardin. Partiu-se das hipóteses que a discussão sobre o Ensino das Relações Étnico-Raciais no PPC do referido curso encontrava-se no campo da transversalidade e que a discussão abrangeria apenas as disciplinas definidas pelas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. A primeira hipótese confirmou-se totalmente e a segunda parcialmente.

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Biografia do Autor

Izabel Cristina Leite de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2009). Atualmente é assistente social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em assistência estudantil. Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT, polo IFRN. Atualmente doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino-RENOEN, polo IFRN.

Sandra Maria Campos Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela ESAM atual UFERSA/RN, Mestrado em Fitotecnia/Agroecologia pela UFRRJ/RJ, Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e Pos Doc pela Universidade de Adelaide, Austrália

Nadia Farias dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP/1996), Mestrado em Ensino (PPGE/UERN) e Doutorado em Educação (PPGE/UFPB)

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Publicado

2025-04-17

Como Citar

LIMA, I. C. L. de; ALVES, S. M. C.; SANTOS, N. F. dos. As relações étnico-raciais e o curso de agropecuária no IFRN: uma análise de conteúdo. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e14333, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e14333. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14333. Acesso em: 28 abr. 2025.