As relações étnico-raciais e o curso de agropecuária no IFRN: uma análise de conteúdo
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14333Palavras-chave:
Ensino, Relações-étnico raciais, Diversidade, AgropecuáriaResumo
Este trabalho teve como objeto de estudo o ensino das relações-étnico raciais no Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária na Forma Integrada, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande Norte (IFRN), Campus Apodi, com o objetivo de identificar e analisar elementos do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) que se relacionassem com o Princípio da Consciência Política e Histórica da Diversidade, conforme delineado nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Para tal, foi feita uma análise de conteúdo, baseada em Bardin. Partiu-se das hipóteses que a discussão sobre o Ensino das Relações Étnico-Raciais no PPC do referido curso encontrava-se no campo da transversalidade e que a discussão abrangeria apenas as disciplinas definidas pelas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. A primeira hipótese confirmou-se totalmente e a segunda parcialmente.
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