O ensino semipresencial e os desafios para a emancipação digital na EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14135

Palavras-chave:

Ensino Semipresencial, Emancipação Digital, EJA, Inclusão Digital.

Resumo

A integração de tecnologias digitais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é permeada por desafios, sobretudo relacionados à baixa familiaridade dos estudantes com essas ferramentas. Este artigo apresenta os resultados de um projeto desenvolvido em uma escola pública estadual do Espírito Santo, que utiliza a metodologia semipresencial. Foram promovidas ações pedagógicas, como oficinas de capacitação para docentes e estudantes, além de estratégias práticas de letramento digital. O principal objetivo foi viabilizar o acesso equitativo às tecnologias digitais, reconhecendo-as como instrumentos indispensáveis para o desenvolvimento acadêmico, social e profissional dos estudantes. A análise dos resultados evidencia que, apesar das barreiras iniciais, intervenções pedagógicas planejadas e suporte institucional podem fomentar a inclusão tecnológica e contribuir para a emancipação digital no contexto da EJA.

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Biografia do Autor

Patrícia Flávia dos Santos Cau, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora de Artes da Rede Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo. Atualmente é Coordenador Pedagógico do CEEJA.  Mestre em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES. Graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES.

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Publicado

2025-03-08

Como Citar

SANTOS CAU, P. F. dos. O ensino semipresencial e os desafios para a emancipação digital na EJA. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e14135, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e14135. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14135. Acesso em: 2 abr. 2025.