O passado no presente: a Ditadura Militar no contexto educacional entre os temas sensíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13824

Palavras-chave:

Ditadura Militar, Direitos Humanos, Ensino de História, Memórias, Temas Sensíveis.

Resumo

A Ditadura Militar no Brasil engloba o arcabouço dos temas sensíveis, sobretudo, no contexto educacional em decorrência do apagamento intencional de provas e memórias que remontam aos acontecimentos desse período. Haja vista que grupos conservadores tendem a desqualificar as disciplinas das humanidades com ataques levianos e sem fundamentos científicos e sugerem o revisionismo histórico sem embasamento teórico e/ou epistemológico que estruturem a análise crítico-reflexiva dos fatos, o objetivo deste artigo concentra-se em contribuir com os estudos relativos ao tema, bem como trazer à tona a relevância dos docentes das humanidades em fortalecer a prática educacional em torno dos Direitos Humanos estabelecendo reflexões críticas de temáticas como a Ditadura, evento que parecia ter sido superado pelo tempo, mas que ainda permanece às sombras no presente. Para tanto, estabeleceremos diálogos com Reinhart Koselleck, Maria Lígia Coelho Prado, Rodrigo Patto Sá Motta (2021), Constituição Brasileira de 1988 e Declaração dos Direitos Humanos (1948).

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Biografia do Autor

Cleusa Teixeira de Sousa, Universidade Federal de Goiás

Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação de História da Universidade Federal de Goiás. Professora de História da SEE-Go  É membro do Sapientia: Laboratório de estudos em Idade Média e Moderna na UFG; pesquisadora do Centro de História, Sociedade e Cultura - CHSC- FLUC. Pesquisadora visitante da Universidade de Coimbra, onde realizou estágio com bolsa Capes de doutorado sanduíche sob a orientação do Professor Doutor Saul Antônio Gomes. Seu foco de pesquisa nos últimos anos de suas produções se centra, sobretudo, nas temáticas relacionadas à: Ensino de História; Ensino de História da Cultura africana, afro-brasileira e indígena; Diversidades Culturais;  Direito Medieval; História da Educação, História Medieval; Portugal Medieval; Relações de Poder; Brasil Colônia; História Judaica e Literatura Judaica; História dos Cristãos Novos; Empreitada Marítima; Transição do Período Medieval para o Moderno; Inquisição em Portugal e no Brasil.

Maria Dailza da Conceição Fagundes, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em História, Universidade Federal de Goiás. Docente no Curso de História e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP) da Universidade Estadual de Goiás. É membro do grupo de pesquisa CNPq LUPA - Lugares e Patrimônios e do Núcleo Interdisciplinar Clássicos na Educação: Antiguidade e Medievalidade (NICE).

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Publicado

2025-03-06

Como Citar

SOUSA, C. T. de; FAGUNDES, M. D. da C. O passado no presente: a Ditadura Militar no contexto educacional entre os temas sensíveis. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e13824, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e13824. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13824. Acesso em: 2 abr. 2025.