O passado no presente: a Ditadura Militar no contexto educacional entre os temas sensíveis
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13824Palavras-chave:
Ditadura Militar, Direitos Humanos, Ensino de História, Memórias, Temas Sensíveis.Resumo
A Ditadura Militar no Brasil engloba o arcabouço dos temas sensíveis, sobretudo, no contexto educacional em decorrência do apagamento intencional de provas e memórias que remontam aos acontecimentos desse período. Haja vista que grupos conservadores tendem a desqualificar as disciplinas das humanidades com ataques levianos e sem fundamentos científicos e sugerem o revisionismo histórico sem embasamento teórico e/ou epistemológico que estruturem a análise crítico-reflexiva dos fatos, o objetivo deste artigo concentra-se em contribuir com os estudos relativos ao tema, bem como trazer à tona a relevância dos docentes das humanidades em fortalecer a prática educacional em torno dos Direitos Humanos estabelecendo reflexões críticas de temáticas como a Ditadura, evento que parecia ter sido superado pelo tempo, mas que ainda permanece às sombras no presente. Para tanto, estabeleceremos diálogos com Reinhart Koselleck, Maria Lígia Coelho Prado, Rodrigo Patto Sá Motta (2021), Constituição Brasileira de 1988 e Declaração dos Direitos Humanos (1948).
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