Significações constituídas por estudantes de educação física sobre as práticas inclusivas/adaptadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13394

Palavras-chave:

Inclusão, Formação de professores, Educação Física.

Resumo

O objetivo deste estudo é discutir as significações constituídas por estudantes do curso de licenciatura em Educação Física de uma instituição particular de ensino superior acerca das práticas inclusivas/adaptadas. A pesquisa foi realizada com sete estudantes e conduzida em três etapas principais: 1) Levantamento, estudo e revisão integrativa da literatura; 2) Pesquisa de campo; a realização de oficinas; e entrevistas semiestruturadas. A análise de dados foi realizada por meio da proposta metodológica dos núcleos de significação. Segundo os entrevistados, é por meio da preparação – nas disciplinas – que os estudantes poderão vivenciar as atividades inclusivas/adaptadas e o professor é o sujeito que exerce papel fundamental para a inclusão na escola, pois é responsável por realizar mediações que constituem a prática pedagógica. Os resultados indicam que a formação inicial é fundamental para preparar os futuros professores a implementar práticas inclusivas, embora os participantes relatem desafios e a necessidade de mais experiências práticas durante sua formação.

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Biografia do Autor

Airton de Lima Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS). Mestre em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Evandro Nogueira de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Antônia Batista Marques, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunta IV na Faculdade de Educação (UERN). Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC/UERN). Líder do Grupo de Estudos em Educação e Subjetividade.

Júlio Ribeiro Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Pós-doutorado pela PUC de São Paulo. Professor lotado no Departamento de Educação da FE/UERN. Professor pelo programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC/UERN).

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Publicado

2025-03-06

Como Citar

OLIVEIRA, A. de L.; OLIVEIRA, E. N. de; MARQUES, A. B.; SOARES, J. R. Significações constituídas por estudantes de educação física sobre as práticas inclusivas/adaptadas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e13394, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e13394. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13394. Acesso em: 2 abr. 2025.