Significações constituídas por estudantes de educação física sobre as práticas inclusivas/adaptadas
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13394Palavras-chave:
Inclusão, Formação de professores, Educação Física.Resumo
O objetivo deste estudo é discutir as significações constituídas por estudantes do curso de licenciatura em Educação Física de uma instituição particular de ensino superior acerca das práticas inclusivas/adaptadas. A pesquisa foi realizada com sete estudantes e conduzida em três etapas principais: 1) Levantamento, estudo e revisão integrativa da literatura; 2) Pesquisa de campo; a realização de oficinas; e entrevistas semiestruturadas. A análise de dados foi realizada por meio da proposta metodológica dos núcleos de significação. Segundo os entrevistados, é por meio da preparação – nas disciplinas – que os estudantes poderão vivenciar as atividades inclusivas/adaptadas e o professor é o sujeito que exerce papel fundamental para a inclusão na escola, pois é responsável por realizar mediações que constituem a prática pedagógica. Os resultados indicam que a formação inicial é fundamental para preparar os futuros professores a implementar práticas inclusivas, embora os participantes relatem desafios e a necessidade de mais experiências práticas durante sua formação.
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