GÊNEROS MULTIMODAIS: MAPEANDO PESQUISAS NO BRASIL
Palavras-chave:
Gêneros Multimodais, Pesquisas e Ensino, Gramática VisualResumo
Este trabalho tem como foco o mapeamento das pesquisas sobre multimodalidade realizadas no Brasil nas áreas de lingüística e linguística aplicada. O mapeamento tem como objetivo geral revelar os temas de análise nos gêneros multimodais, cujos dados foram levantados nas páginas da internet dos programas de pós-graduação em linguística, linguística aplicada, letras e estudos da linguagem de universidades brasileiras, bem como revistas especializadas na área editadas pelos respectivos programas, fazendo um recorte do período de 2000 a 2011, mostrando os gêneros multimodais utilizados, os temas enfocados e tendências e as perspectivas teóricas adotadas nos estudos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Danielle B. de. Do texto às imagens: as novas fronteiras do letramento visual. In: PEREIRA, R. C.; ROCA, P. Linguística Aplicada – um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Ed. Contexto, 2009, p. 173- 202.
ALMEIDA, Danielle. B. de. Pelos caminhos do letramento visual: Por uma proposta multimodal de leitura crítica de imagens. Linguagem em Foco. Revista do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE, 2012 (no prelo).
BARTHES, R. Elementos de Semiologia. São Paulo: Editora: Hucitec, 1979.
BEZEMER, J.; KRESS, G. Writing in multimodal texts – A social semiotic account of designs for learning. Written Communication. v. 25, n.2, p. 166-195, April 2008.
BRITO, R. C. L.; PIMENTA, S. M. de O.Agramática do design visual. In: LIMA, C.H. P.;PIMENTA, S. M. De O.; AZEVEDO, A. M. T. (orgs.) Incursões Semióticas: Teoria e Prática da Gramática Sistêmico-Funcional, Multimodalidade, Semiótica social e Análise Crítica do Discurso. Rio de Janeiro: Livre Expressão Editora, 2009, p. 87-116.
CALLOW, Jon. Images, politics and multiliteracies: Using a visual metalanguage. Australian Journal of Language and Literacy. v.29, no. 1, pp. 7-23, 2006.
DIONÍSIO, Angela Paiva. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B; BRITO, K. S. (orgs.). Gêneros textuais: Reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Ed. Lucerna, 2005, p. 159-177.
GOMES, L. F. Hipertextos multimodais – leitura e escrita na era digital. Sorocaba, S. P: Paco Editorial e Eduniso, 2010.
HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1994.
HODGE e KRESS, G. Social Semiotics. Cambridge: Polity Press, 1988.
JEWITT, C. Multimodality and literacy in school classrooms. Review of Research in Education, vol. 32, p. 241-267, 2008.
JEWITT, C. The visual in learning and creativity: a review of the literature. A report for creative partnerships. Institute of Education: University of London, December 2008.
KRESS, G; van LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge. 1996.
KRESS, G. Multimodality, multimedia, and genre. IN: HANDA, C (ed.). Visual Rhetoric in a digital world. – A critical sourcebook.Boston: Bedford/St. Martin’s, 2004, p. 38-54.
KRESS, G; LEITE –GARCIA, R; Van LEEUWEN, T. Semiótica Discursiva. IN: Van DIJK, T (Ed.) El discurso como estructura y processo: estudios sobre el discurso. Una introdución multidisciplinaria. Barcelona, Gedisa Editorial, 2000.
KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Multimodal discourse - The modes and media of contemporary communication. London: Edward Arnold, 2001.
KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Reading Images - The grammar of visual design. London: Routledge, 2006.
LEMKE, J. L. Multiplying Meaning: visual and verbal semiotics in scientific text. InN: MARTIN, J.R.; VEEL, R. (eds.) Reading Science. London: Routledge, 1998, p. 87-113.
LEMKE, J. L. Multimedia genres for science education and scientific literacy. In: SHLEPPEGRELL, M. J.; COLOMBI, C. (eds.) Developing advanced literacy in first and second languages. Erlbaum, 2002, p. 21-44.
OLIVEIRA e PAIVA, V. L.M. História do material didático. In: DIAS, R; CRISTOVÃO, V. L. L (orgs.) O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas, SP: Mercado
das Letras, 2009, p.17-56.
O’TOOLE, M. The language of displayed art. Rutherford, Madison, Teaneck: Fairleigh Dickison University Press, 1994.
PINHEIRO, V. S.; MAGALHÃES, C. Analisando significandos das capas da Revista Raça Brasil: Um estudo de caso à luz da semiótica social. Belo Horizonte: UFMG, 2007, p. 28-62 (Dissertação
de Mestrado defendida no programa de pós-graduação de Estudos Linguísticos da UFMG)
UNSWORTH, L. Describing visual literacies. Teaching multiliteracies across the curriculum – Changing contexts of text and image in classroom practice. Buckingham, Philadelphia: Open
University Press, 2001, p. 71-112.
VIEIRA, J.A. et al. Reflexões sobre a Língua Portuguesa – uma abordagem multimodal. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Antonia Dilamar Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).