A interface entre letramento acadêmico, prática de ensino e formação de leitores literários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4171

Palavras-chave:

Letramento, Letramento Acadêmico, Prática de Ensino, Formação de Leitor Literário

Resumo

Partindo da premissa de que a escrita no Ensino Superior é uma das preocupações no âmbito acadêmico, este trabalho objetiva analisar as potencialidades intrínsecas ao letramento acadêmico e como estas refletem no ensino da leitura e escrita e na formação de leitores literários na escola. Como questão norteadora, indaga-se: como o letramento acadêmico reverbera na prática de ensino (da leitura e da escrita) e na formação de leitores literários na escola? Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Conclui-se que o professor letrado academicamente tem possibilidades de se apropriar de estratégias pedagógicas que contribuem diretamente no processo de letramento, bem como na formação de leitores literários.

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Biografia do Autor

Deniz Costa Amado, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduada em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT, 2007). Graduada em Letras Licenciatura (habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola) pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS, 2018). Especialização Lato Sensu em Gestão Pública (UFT, 2015). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), na linha de pesquisa Ensino de Literatura e Letramento Literário. Exerce cargo efetivo de Técnico de Nível Superior na Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS.

Cícero da Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor e Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduado em Letras com habilitação em Português-Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins, atuando no Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, Campus de Araguaína e no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Códigos e Linguagens - Artes e Música, campus de Tocantinópolis. Editor assistente da Revista Brasileira de Educação do Campo, Editor administrativo da Revista EntreLetras e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (Gepec/CNPq). Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, gêneros do discurso, material didático, letramento, práticas pedagógicas em Educação do Campo / Pedagogia da Alternância. É membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e da Red de Investigación de Educación Rural (RIER).

Márcio Araújo de Melo, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em Letras - Habilitação Português pela Universidade Federal de Goiás (1993), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1997) e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal do Tocantins. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Professor do ProfLetras Membro do GT/Anpoll Literatura e ensino. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, ensino de literatura, formação de leitores, literatura brasileira e literatura.

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Publicado

2021-01-22

Como Citar

AMADO, D. C.; SILVA, C. da; MELO, M. A. de. A interface entre letramento acadêmico, prática de ensino e formação de leitores literários. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 3, p. 50–66, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-12-4171. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4171. Acesso em: 22 dez. 2024.