Inteligência artificial e letramentos críticos

o discurso tecnocêntrico em memes.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v16i2.13090

Palavras-chave:

inteligência artificial (ChatGPT), gramática do design visual, gêneros textuais , letramentos críticos, tecnocentrismo

Resumo

Vertiginosos avanços nas tecnologias digitais conectadas à internet e a Inteligência Artificial (ChatGPT) apresentam desafios e inquietações que têm chamado a atenção de vários setores da sociedade. Nesse cenário, a educação é uma das mais atingidas. Portanto, segue empenhada em compreender e discutir as (des)vantagens advindas desses avanços. Gêneros textuais multimodais (como os memes) atuam na materialização e disseminação de discursos marcados por perspectivas tecnocêntricas que, colocando-se em lados opostos, concebem as tecnologias ora como panaceia para todos os dilemas da humanidade, ora como uma intensificação de muitos desses dilemas. Assim, este artigo objetiva analisar memes sobre a IA (ChatGPT) para compreender as representações sobre esses avanços tecnológicos no ambiente escolar e as percepções veladas nos discursos materializados em memes. Para tanto, o arcabouço teórico-metodológico que embasa a pesquisa são estudos da Tecnologia Digital e da Neurociência (Nicolelis, 2023), Gramática do Design Visual (Kress; Van Leeuwen, 2006; 2021), Gêneros Textuais (Bazerman, 2006; Marcuschi, 2008), Letramentos Críticos (Rojo; Moura, 2012; Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020) e Tecnocentrismo (Vieira Pinto, 2005; Costa e Silva, 2013). Por meio de uma abordagem qualitativa e interdisciplinar, o corpus, composto por memes sobre a IA (ChatGPT), foi coletado a partir de repositório de memes dispostos na Internet e analisado à luz do significado representacional da Gramática do Design Visual e demais conceitos supracitados. As análises revelaram que a IA (ChatGPT) pode causar mudanças comportamentais contraproducentes, reforçar comportamentos negativos já existentes em atores da educação e prejudicar o desenvolvimento do pensamento crítico no tocante à produção acadêmica autoral.

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Biografia do Autor

Ailton Pinheiro Moreira, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Possui graduação em Letras - Inglês/Português pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) (curso concluído em 2007). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras. Atuou como tutor presencial do polo Orós-CE pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) com o curso Letras/Espanhol ofertado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou também como professor de língua inglesa pelo curso de idiomas SKILL de 2005 a 2007. Além disso, atuou no Centro Cultural Anglo-Americano (CCAA) de 2009 a 2014. Atuou como professor temporário na FECLI (Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatú, CE - campos da Universidade Estadual do Ceará - de 2012 a 2013). Atuou como professor temporário do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará), Campus Iguatú, de 2013 a 2014. Desde 2014, é professor do quadro efetivo do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará), Campus Cedro. Possui Especialização em Docência da Língua Inglesa pela Universidade Integrada (AVM). Mestrando em História e Letras pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Diego Bandeira de Oliveira , Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Possui graduação em Letras - Inglês/Português pela Universidade Regional do Cariri (URCA) (curso concluído em 2003). Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (curso concluído em 2013). Atuou como professor de língua inglesa no colégio Ruy Barbosa, Iguatu - CE - de 2004 a 2009. Atuou como professor de língua inglesa do Estado do Ceará de 2004 a 2013. Desde 2019, é professor de língua inglesa do quadro efetivo do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará), Campus Cedro. Possui Especialização em Língua Inglesa (Linguagem, Texto e Ensino) pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo. Mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Ceará.

Wiron de Araújo Holanda , Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu-FECLI-UECE (2004) e Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri-URCA (2005). Possui experiência no ensino de Língua Portuguesa e Inglesa. Atualmente é professor de Língua Portuguesa do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Iguatu e mestrando no PROFEPT, IFCE - campus Fortaleza.

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Publicado

2024-10-09

Como Citar

MOREIRA, A. P.; OLIVEIRA , D. B. de; HOLANDA , W. de A. Inteligência artificial e letramentos críticos: o discurso tecnocêntrico em memes. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 16, n. 2, p. 70–88, 2024. DOI: 10.46230/lef.v16i2.13090. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/13090. Acesso em: 8 dez. 2024.