O gênero biografia como recurso jornalístico e didático pedagógico

Autores

Palavras-chave:

Gênero Biografia, Biografia modal, Recurso Jornalístico e Didático

Resumo

O presente estudo visa demonstrar que o gênero Biografia pode ser trabalhado em sala de aula como mais um recurso didático pedagógico na Educação Básica. A pesquisa é constituída de fundamentação teórica sobre gêneros textuais, conhecimento sobre Biografia, a citar especificamente a Biografia Modal. Quanto à metodologia é utilizada uma pesquisa bibliográfica. Aborda-se estudos sobre conhecimentos biográficos com os autores Jacques Le Goff, Giovanni Levi, François Cadiou e François Dosse, e com a temática sobre gêneros textuais os autores Magda Soares e Marchuschi. Pretende-se com este estudo demonstrar a compreensão do fazer biográfico para que os discentes compreendam a importância de pesquisar a vida de um cidadão, conhecer a história de vida de uma personalidade famosa ou não. Ressalta-se que do gênero Biografia pode ser trabalhado outros gêneros em sala de aula, a citar, o Documentário, e assim ampliar o repertório de conhecimento do estudante.

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Biografia do Autor

Gildênia Moura de Araújo Almeida, Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Pós-doutorado em Letras (UFC) e Educação (UFPB) Graduação e Mestrado em Letras (UFC) Doutorado em Educação (UFC). Especialização em: Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas; Gestão Escolar; Supervisão Escolar; e Jornalismo. Professora efetiva de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino do Ceará.

Referências

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Publicado

2022-10-26

Como Citar

Almeida, G. M. de A. . (2022). O gênero biografia como recurso jornalístico e didático pedagógico. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9211