Tecendo ações pedagógicas no PIBID: experiências necessárias à formação docente

Autores

Palavras-chave:

Pibid, Alfabetização, Escrita

Resumo

O presente trabalho visa as atividades realizadas no Programa de Iniciação à Docência – PIBID. Dessa forma, a pesquisa se deu com estudantes do 1º ano de uma escola da rede pública do Crato, nos levando a refletir sobre o seguinte questionamento: De que forma o PIBID pode contribuir para aprendizagem da linguagem oral e escrita? Com isso, o objetivo geral é: Desenvolver a linguagem oral e escrita da criança. Os objetivos específicos são: 1. Analisar como está se dando a escrita e oralidade das crianças. 2. Desenvolver atividades que auxiliem o desenvolvimento da escrita. A metodologia se desenvolveu de forma online, por meio de debates, oficinas e atividades lúdicas realizadas com os(as) estudantes e presencial com atividades de alfabetização no retorno das aulas na escola, levando em consideração estudos de autores como: Ferreiro (2011 e 2017) e Soares (2020). Diante disso, os resultados foram significativos para o desenvolvimento da escrita e afetividade das crianças. Permitindo os estudantes exercer a docência, bem como, aprender a partir de situações reais para além da teoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriele Lima, Universidade Regional do Cariri

Graduanda do oitavo semestre do curso de licenciatura em Pedagogia. Pós-graduanda em Gestão Escolar. Universidade Regional do Cariri – URCA.

Referências

FERREIRO, Emília. Com todas as letras. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2017. 102p.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 26. ed. Cortez, São Paulo, v. 6. 2011. 104p.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020. 352p.

Publicado

2022-11-01

Como Citar

Lima, G. (2022). Tecendo ações pedagógicas no PIBID: experiências necessárias à formação docente . Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–2. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9190