Tecendo ações pedagógicas no PIBID: experiências necessárias à formação docente

Autores

Palavras-chave:

Pibid, Alfabetização, Escrita

Resumo

O presente trabalho visa as atividades realizadas no Programa de Iniciação à Docência – PIBID. Dessa forma, a pesquisa se deu com estudantes do 1º ano de uma escola da rede pública do Crato, nos levando a refletir sobre o seguinte questionamento: De que forma o PIBID pode contribuir para aprendizagem da linguagem oral e escrita? Com isso, o objetivo geral é: Desenvolver a linguagem oral e escrita da criança. Os objetivos específicos são: 1. Analisar como está se dando a escrita e oralidade das crianças. 2. Desenvolver atividades que auxiliem o desenvolvimento da escrita. A metodologia se desenvolveu de forma online, por meio de debates, oficinas e atividades lúdicas realizadas com os(as) estudantes e presencial com atividades de alfabetização no retorno das aulas na escola, levando em consideração estudos de autores como: Ferreiro (2011 e 2017) e Soares (2020). Diante disso, os resultados foram significativos para o desenvolvimento da escrita e afetividade das crianças. Permitindo os estudantes exercer a docência, bem como, aprender a partir de situações reais para além da teoria.

Downloads

Biografia do Autor

Gabriele Lima, Universidade Regional do Cariri

Graduanda do oitavo semestre do curso de licenciatura em Pedagogia. Pós-graduanda em Gestão Escolar. Universidade Regional do Cariri – URCA.

Referências

FERREIRO, Emília. Com todas as letras. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2017. 102p.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 26. ed. Cortez, São Paulo, v. 6. 2011. 104p.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020. 352p.

Publicado

2022-11-01

Como Citar

Lima, G. (2022). Tecendo ações pedagógicas no PIBID: experiências necessárias à formação docente . Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–2. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9190