A escolinha do mar: um estudo sobre práticas pedagógicas

Autores

Palavras-chave:

Educação, Literatura, Práticas Pedagógicas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central realizar um estudo sobre as práticas pedagógicas representadas na obra A escolinha do mar, de Ruth Rocha. Para o desenvolvimento desse trabalho utilizaremos como fundamentação teórica as contribuições de estudiosos como: Antonio Candido (1959), Libâneo (1994) e Paulo Freire (1996). Essa investigação apresenta uma análise crítica sobre as práticas pedagógicas em evidência ao longo do texto. Trata-se, pois, de uma pesquisa de cunho qualitativo que nos conduz à reflexão sobre a relação entre o fazer docente e a aprendizagem significativa. Por fim, é possível afirmar que, sendo a obra literária um objeto social, há nela muitas declarações sobre a sociedade de um tempo. Desse modo, o homem, ao produzir arte, acaba por traduzir a forma de pensar e de agir de uma época, consentindo, assim, que a Literatura represente uma fonte relevante para as pesquisas relacionadas à Educação e suas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Maria Diniz da Silva, Secretária da Educação do Estado do Ceará

Pós-doutorado em Educação (UFC). Graduação, Mestrado e Doutorado em Letras (UFC). Especialização em Gestão e Coordenação Escolar. MBA em Docência e Metodologia do Ensino Superior. Professora efetiva de Língua portuguesa da Rede Estadual de ensino do Ceará.

Referências

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Ouro sobre azul, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra (Coleção Leitura), 1996.

JONASSEN, David. O uso das novas tecnologias na educação a distância e a aprendizagem construtivista. Brasília, ano 16, n.70, abr./jun.1996. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2504.pdf. Acesso em: 12 de outubro de 2022.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez. 1994.

LIBERALI, F. C. Formação crítica de educadores: questões fundamentais. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2008.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. Coleção magistério 2º grau. Série formação do professor. 21 Ed. São Paulo: Cortez, 1993.

NASCIMENTO. L. B. P. A importância da inclusão escolar desde a educação infantil. 2014. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia). Departamento de Educação – Faculdade Formação de Professores. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2014.

PARRAT-DAYAN, Silvia. Trad. Silvia Beatriz Adoue e Augusto Juncal – Como enfrentar a indisciplina na escola. São Paulo: Contexto, 2008.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. O mundo como texto: leituras da História e da Literatura. História da Educação. Pelotas, p. 31-45. 01 set. 2003. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/30220. Acesso em: 12 de outubro de 2022.

ROCHA, Ruth. A escolinha do mar. São Paulo: Salamandra – Moderna, 2009.

Publicado

2022-10-26

Como Citar

Silva, F. M. D. da . (2022). A escolinha do mar: um estudo sobre práticas pedagógicas . Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–8. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9188