A escola é um lugar para todo mundo!

Autores

Palavras-chave:

Cinema, Educação Inclusiva, Síndrome de Down

Resumo

O resumo publiciza reflexões sobre a educação inclusiva por meio do filme Um lugar para todo mundo. Trata-se de um documentário que narra a história de Emilio, de três anos, que nasceu com síndrome de Down e está se preparando para ingressar na escola pública de Nova York. O sistema educacional, desta cidade, segue um modelo segregador, levando a família de Emílio a experenciar barreiras na luta por uma escola inclusiva. O documentário nos convida ao estranhamento e à mudança de paradigmas relativos a histórias de vida de pessoas com deficiência intelectual, no que toca à acessibilidade e à permanência em instituições educativas. Pesquisas científicas constatam que ambientes que valorizam a diferença são benéficos para alunos com e sem deficiência. Entre crianças com síndrome de Down, há evidências de que a quantidade de tempo vivenciado com colegas sem deficiência está associada a uma melhor memória, a habilidades de linguagem e à alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Alda de Sousa Alves, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutora em Sociologia pela UFC. Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Sociologia da UNILAB. Integra o Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Relações Étnico-Raciais, Gênero e Educação (GERE/ UECE/UNILAB), coordenando a linha Educação inclusiva, valorização das diferenças e políticas públicas.

Referências

INSTITUTO ALANA. Os benefícios da educação inclusiva para estudantes com e sem deficiência. Disponível em: Os_Beneficios_da_Ed_Inclusiva_final.pdf (alana.org.br). Acesso: 22 set. 2022

UM LUGAR PARA TODO MUNDO. Direção Olivier Bernier. Produção Rota 6 Filmes e Maria Farinha Filmes. Brasil, 2021. Globo Play Filmes- Youtube. ( 1h e 43 min).

Publicado

2022-10-28

Como Citar

Alves, M. A. de S. (2022). A escola é um lugar para todo mundo!. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–2. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9152