Saber dialógico e racionalidade da práxis pedagógica em uma formação docente em rede

Autores

Palavras-chave:

Saber dialógico, Racionalidade da práxis pedagógica, Multirreferencialidade, Formação docente em Rede

Resumo

Este resumo é fruto de uma pesquisa doutoral que teve como objetivo compreender como o saber dialógico e a racionalidade da práxis pedagógica se interrelacionam enquanto possibilidade para o ensino-aprendizagem multirreferencial em contexto de formação docente em Rede. O aporte teórico-metodológico foi a etnopesquisa-formação, concebida como política de investigação e de formação, transgressora ao método, não percebido como linear, fechado, mas dialógico, em um exercício do paradigma da complexidade e da perspectiva multirreferencial de uma pesquisa qualitativa crítica. A geração de dados tornou-se possível a partir de um curso de extensão: “Linkando narrativas e reflexividade docente em processos autoformativos”. Nele, interagiram 16 professores desejosos em vivenciar um processo autoformativo docente em Rede. As diferentes mídias digitais interativas ativadas foram dispositivas e instrumentos para o trânsito e registro das narrativas e dos discursos dos sujeitos responsivos, tendo a análise dialógica do discurso como possibilidade das compreensões apresentadas na pesquisa. Constatou-se que a interação entre o saber dialógico e a racionalidade da práxis pedagógica nas relações dialógicas e dialéticas entre os interagentes de uma formação docente em Rede favorece o ensino-aprendizagem multirreferencial, de modo a potencializar a reflexividade crítica, a autonomia e a autoria docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene de Alencar Dutra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutora em Educação pela UECE, Mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB, Psicopedagoga e Pedagoga. Atualmente trabalha como professora no Instituto Federal do Ceará - IFCE, campus Caucaia.

Referências

ARDOINO, Jacques. Abordagem Multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, Joaquim Gonçalves (Coord). Multirreferencialidade nas ciências da educação. São Carlos: EdUFSCAR, 1998.

BACHELARD, Gaston. A formação do Espírito Científico: Contribuição para uma psicanálise do Conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. 1ª.ed. Rio de Janeiro, 2016.

BERRY, Kathleen. Estruturas da Bricolagem e da Complexidade. In: KINCHELOE, J. L.; BERRY, S. K. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.

BOUFLEUER, José Pedro. Pedagogia da ação comunicativa: uma leitura de Habermas. 3.ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2001.

DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna (orgs). O planejamento da pesquisa qualitativa: Teorias e Abordagens, Porto Alegre: Artmed, 2006.

DUTRA, Marlene de Alencar. Mediações de autorias em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Dissertação de Mestrado. Salvador: UNEB, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004 (Coleção Leitura).

GALVANI, Pascal. Um método transdisciplinar para la autoformación. In: MARTÍNEZ, Ana Cecilia Espinoza; GALVANI, Pascal. Transdisciplinariedad y formación universitária. Teorías y prácticas emergentes. Puerto Vallarta, México: CEUArkos, 2014.

GOMEZ, Margarita Victoria. Educação em rede: uma visão emancipadora. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2004. (Guia da escola cidadã, v. 11).

HABERMAS, Jurgen. Teoria do Agir Comunicativo: racionalidade da ação e racionalização social. (V.1), Trad. Paulo Astor Soethe, São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012, v.1.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional. Formar-se para a Mudança e a Incerteza. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

JOSSO, Marie-Christine. Experiência de Vida e Formação. Trad. José Claudino e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2004.

KINCHELOE, Joe; BERRY, Kathleen. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.

MACEDO, Roberto. A pesquisa e o acontecimento compreender situações, experiências e saberes acontecimentais. Salvador: EDUFBA, 2016.

MACEDO, Roberto. Etnopesquisa crítica. Etnopesquisa-Formação. Brasília: Liber Livro Editora, 2010. (Serie Pesquisa v. 15).

MORAES, Maria Cândida. NAVAS, Batalloso. Transdisciplinaridade, criatividade e educação: Fundamentos ontológicos e epistemológicos. Campinas, SP: Papirus, 2015.

PINEAU, Gaston; MARIE-MICHELLE. Produire as vie: autoformation et autobiographie. Québec: Edilig, 1983.

PINEAU, Gaston; LE GRAND, Jean-Louis. As Histórias de Vida. Trad. De Carlos Eduardo Galvão Braga e Maria da Conceição Passeggi. Natal, RN: EDUFRN, 2012.

SACRISTÁN, Jose Gimeno. Poderes Instáveis em Educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SOBRAL, Adail. Ético e Estético. Na vida, na arte e na pesquisa em Ciências Humanas. In: BRAIT, Beth (org). Bakhtin: Conceitos-chave, 5ª.ed, São Paulo: Contexto, 2017, p. 103-121.

THERRIEN, Jacques. Os saberes da racionalidade pedagógica na sociedade contemporânea. Revista Educativa. Goiânia, v. 9, n. 1, jan./jun. 2006.

Publicado

2022-11-08

Como Citar

Dutra, M. de A. (2022). Saber dialógico e racionalidade da práxis pedagógica em uma formação docente em rede. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–4. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9149