Saber dialógico e racionalidade da práxis pedagógica em uma formação docente em rede
Palavras-chave:
Saber dialógico, Racionalidade da práxis pedagógica, Multirreferencialidade, Formação docente em RedeResumo
Este resumo é fruto de uma pesquisa doutoral que teve como objetivo compreender como o saber dialógico e a racionalidade da práxis pedagógica se interrelacionam enquanto possibilidade para o ensino-aprendizagem multirreferencial em contexto de formação docente em Rede. O aporte teórico-metodológico foi a etnopesquisa-formação, concebida como política de investigação e de formação, transgressora ao método, não percebido como linear, fechado, mas dialógico, em um exercício do paradigma da complexidade e da perspectiva multirreferencial de uma pesquisa qualitativa crítica. A geração de dados tornou-se possível a partir de um curso de extensão: “Linkando narrativas e reflexividade docente em processos autoformativos”. Nele, interagiram 16 professores desejosos em vivenciar um processo autoformativo docente em Rede. As diferentes mídias digitais interativas ativadas foram dispositivas e instrumentos para o trânsito e registro das narrativas e dos discursos dos sujeitos responsivos, tendo a análise dialógica do discurso como possibilidade das compreensões apresentadas na pesquisa. Constatou-se que a interação entre o saber dialógico e a racionalidade da práxis pedagógica nas relações dialógicas e dialéticas entre os interagentes de uma formação docente em Rede favorece o ensino-aprendizagem multirreferencial, de modo a potencializar a reflexividade crítica, a autonomia e a autoria docente.
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