Projetos pedagógicos: possibilidades para reflexão contra discursos capacitistas em espaços escolares

Autores

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Inclusiva, Projeto Pedagógico, Capacitismo, Leitura e Escrita

Resumo

O trabalho apresenta o recorte de um projeto pedagógico desenvolvido por uma professora de Educação Especial, realizado em uma escola regular de ensino fundamental II. O projeto teve como temática a prática docente como meio para oportunizar a compreensão sobre os direitos dos estudantes público-alvo da educação especial (PAEE) e foi intitulado “Incluir faz bem para mim”. O projeto foi desenvolvido em cinco momentos distintos, dos quais dois deles serão descritos neste texto. A iniciativa do projeto consistiu em sanar discursos capacitistas na escola por meio de reflexões sobre os direitos das pessoas com deficiência e sobre a inclusão escolar, além disso buscou-se incentivar a prática da produção textual na instituição. Os resultados se mostraram positivos, considerando-se então a estratégia utilizada um caminho viável para conscientizar os estudantes sem deficiência dos direitos dos estudantes PAEE e dos benefícios da inclusão escolar.

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Biografia do Autor

Jéssica Rodrigues Santos, Universidade Federal de São Carlos

Mestre e Doutoranda em Educação Especial pela (UFSCar), Pedagoga (UFPI), Especialista em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar (FAESPI) e em Reabilitação Neuropsicologica (UFSCar). Professora de Atendimento Educacional Especializado – AEE na rede pública de ensino.

Referências

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Publicado

2022-10-26

Como Citar

Santos, J. R. . (2022). Projetos pedagógicos: possibilidades para reflexão contra discursos capacitistas em espaços escolares . Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9081

Edição

Seção

Relato de experiência