Quando o corpo fala: discursos sobre gênero e sexualidade no “cis”tema educacional

Autores

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Devir-outro, Discursos

Resumo

Quando o corpo fala: discursos, o Devir-outro, gênero, identidade e sexualidade; é através dessa ótica que o projeto se objetiva: análise dos corpos, dos sujeitos que ocupam os espaços escolares, como são constituídos, verificar as múltiplas identidades. Com base na pesquisa narrativa, realizarei a produção de um ebook com estudantes fazendo uso das TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação). Essas narrativas serão contextualizadas com legislações educacionais e a importância dos movimentos sociais (movimentos da comunidade LGBTQIA+, feminismo). Espera-se que as análises demonstrem como o Estado, Escola, práticas e seus instrumentos marginalizam os desviantes; a influência imposta da cultura heteronormativa sob os sujeito; resistências em mudar concepções, ideologias e comportamentos que definem e excluem os que se consideram como “diferentes”, “anormais”; a urgência em resistir, lutar diante de retrocessos, retiradas de direitos e contra qualquer tipo de ação que utilize a diferença como mecanismo de exclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júnior Leandro Gonçalves, Universidade Federal de São Paulo

Professor de Ciências e Biologia nas redes municipal e estadual de São Paulo. Doutorando em Educação pela Unifesp. Integrante dos grupos de pesquisa Linguagem, Educação e Cibercultura e Estudos de Letramentos e Decolonialidade.

Referências

ANDERY, Maria Amália et al. Olhar para a história: caminho para a compreensão da ciência de hoje. In: Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 13ª ed. Rio de Janeiro: Garamond; São Paulo: EDUC, 2004. p. 9-16.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.

BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: Crítica da violência ética. 1ª. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2015.

CUNHA, Maria Isabel da. Conta-me agora!: As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação [online]. 1997, v. 23, n. 1-2, pp. 185-195. Acesso em 13 de Junho 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-25551997000100010

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. 2ª ed. São Paulo: editora 34, 2012.

SANTOS, Rosângela Padilha Thomaz dos Santos. As narrativas escritas como possibilidade de formação continuada de professores alfabetizadores. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2019. Acesso em 13 de junho 2020

VIANNA, Cláudia. Políticas de educação, gênero e diversidade sexual: uma breve história de lutas, danos e resistências. 1ª ed. São Paulo: editora Autêntica, 2020.

Publicado

2022-11-08

Como Citar

Gonçalves, J. L. . (2022). Quando o corpo fala: discursos sobre gênero e sexualidade no “cis”tema educacional. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–8. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9078