Formação continuada no contexto escolar viabilizando a práxis docente

Autores

Palavras-chave:

Formação continuada, Formação no contexto escolar, Práxis docente

Resumo

A pesquisa objetivou conhecer contribuições da formação continuada realizada na escola para o desenvolvimento da identidade profissional docente. O estudo tem uma abordagem qualitativa, foi desenvolvido por meio de estudo de caso, que contou com a participação de duas coordenadoras pedagógicas e duas professoras de uma escola da rede municipal de fortaleza. Os resultados revelaram que coordenadoras e professoras compreendem que a formação em contexto possibilita a construção da práxis docente, pois favorece momentos de reflexão sobre o cotidiano tratando especificidades do contexto escolar. Conclui-se que a formação no lócus da escola é carregada de possibilidades de construção e reconstrução do fazer pedagógico por intermédio do processo coletivo de reflexão sobre a ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Oliveira Moura , Universidade Federal de Uberlândia

Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Uberlândia- MG. Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Océlio Fernandes Pereira , Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrado em Educação e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Ceará- CE. Especialização em Gestão e Avaliação em Educação Pública pela Universidade Federal Juiz de Fora.

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; PLACCO, Vera Nigro de Souza. Processos psicossociais na formação de professores: um campo de pesquisas em Psicologia da Educação. Contrapontos, Itajaí, v. 7, n. 2, p. 339-346, maio/ago. 2007.

CANÁRIO, Rui. A escola tem futuro? Das promessas às incertezas. Porto Alegre: Artmed. 2006.

CANÁRIO, Rui. A escola: lugar onde os professores aprendem. In: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, n. 6, São Paulo: EDUC, 1996 (p. 9-25).

GARCIA, M. C. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Portugal: Porto, 1999.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 175 p.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. rev. e aum. São Paulo: Heccus, 2015.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola, teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2003.

NÓVOA, Antonio. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Profissão professor. 2. ed. Portugal: Porto Editora, 1995. p. 13-34.

NÓVOA, A.. Escola nova. A revista do Professor. Ed. Abril. Ano. 2002, p. 23.

NÓVOA, A. A solução pode estar no trabalho de pensar o trabalho. Portugal: Número Zero, Abril de 2004. Entrevista conduzida por João.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: GHEDIN, Evandro, PIMENTA, Selma Garrido (org.). Professor refIexivo no BrasiI: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

Publicado

2022-11-08

Como Citar

Moura , A. C. O. ., & Pereira , O. F. . (2022). Formação continuada no contexto escolar viabilizando a práxis docente. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9072