O papel dos contos na educação para as relações étnico-raciais: literatura e representação

Autores

Palavras-chave:

Educação, Educação Antirracista, Literatura, Relações Étnico-Raciais, Representação

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a relevância dos contos afro-brasileiros no âmbito da educação para as relações étnico-raciais, além de ressaltar a importância das representações não hegemônicas para a construção de uma educação antirracista e crítica. Para isso, utiliza-se, como aporte teórico, Carneiro (2005); Evaristo (2005; 2014); Gomes (2012); Woodward (2000); entre outros. De modo preliminar, percebe-se que o trabalho com a literatura afro-brasileira além de ser imperativo, desde a promulgação da Lei nº 10.639/03, alterada pela Lei ° 11.645/08, que institui a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura afro-brasileiras e indígenas nas redes de ensino, é também essencial para a formação de cidadãos críticos, que problematizem discursos hegemônicos e que combatam preconceitos. 

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Biografia do Autor

Bruna Agliardi Verastegui, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Cursa Letras – Espanhol na UFPel e Doutorado em Educação na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e é Mestra em Educação pela mesma universidade (ULBRA). Atua como professora de Língua Portuguesa na rede pública de Capão da Canoa/RS.

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Publicado

2022-11-03

Como Citar

Verastegui, B. A. . (2022). O papel dos contos na educação para as relações étnico-raciais: literatura e representação. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9070