Expressão Corporal - gestualidades nas redes sociais e no Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Expressão corporal, Educação, Redes sociais, Arte

Resumo

Este artigo busca compreender a utilização da expressão corporal pelos jovens do Ensino Médio público de Fortaleza, com destaque na importância dos gestos na escola e nas redes sociais, refletindo assim sobre o princípio das imagens em movimento - o Cinema - com referências às linguagens Teatrais e à ausência/presença da Arte e Educação no cotidiano escolar. Dessa forma, realizou-se uma pesquisa com um grupo de 35 alunos de cinco escolas públicas sobre sua relação com a expressividade e a tecnologia em sala de aula. Posteriormente, apresentou-se um plano de aula, com base na Abordagem Triangular e tendo em vista auxiliar os estudantes quanto à formação da sua identidade e suas linguagens, com foco na linguagem corporal. Em seguida, foi solicitado a esse grupo de estudantes que opinassem sobre esse plano de aula para refletirmos sobre a sua aplicabilidade, concluindo com uma maioria dos respondentes tendo ma opinião positiva sobre as práticas.

Downloads

Biografia do Autor

Anna Julia Lima Furtado de Carvalho, Instituto Federal do Ceará

Atriz e dançarina, com cursos em Arte desde 2018 nos Centros Urbanos de Cultura e Arte (CUCAs). Atualmente graduanda do segundo semestre do curso de Licenciatura em Teatro e me aprofundando nos temas além da linguagem escrita e verbal.

Luana Nunes Fernandes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduanda em Pedagogia no oitavo semestre, fui bolsista do Programa de Iniciação a Docência em Arte e Educação durante o Ensino Remoto. Participei de Ferramentas de Marketing Digital pelo SENAC e estagiei em um Hub de Inovação e Tecnologia de Fortaleza.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Brasília, 2018; Acesso: 10 set. 2022.

BRASIL, Ministério da Educação, Trajetória Escolar de Fortaleza. 2019; Disponível em: https://trajetoriaescolar.org.br/painel/municipio/2304400/2019/. Acesso: 10 set. 2022;.

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. São Paulo: C/Arte, 1998.

CARA, Daniel. O Enem e o conteudismo. 2021. Disponivel em:

https://aescolalegal.com.br/o-enem-e-o-conteudismo/ - Acesso em: 05 set. 2022

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17a. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra,1987.

LEITE, Sérgio, KAGER, Samantha. Efeitos aversivos das práticas de avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Universidade Estadual de Campinas, 2009.

SABINO, Denise. Tecnologias Possíveis Para O Ensino De Arte: Análise Das Tecnologias Utilizadas Por Alunos De Colégios De Londrina/PR, 2016.

SANTOS, Mateus Silva; CAREGNATO, Caroline. Uma permanência na escola sob ameaça: reflexões a respeito da desvalorização do ensino de Arte, 2012.

PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. 24. ed, Rio de Janeiro, 1999.

SANTAELLA, Lúcia. A importância das imagens para o ensino. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

SILVA, Lúcia, et al. Comunicação não-verbal: reflexões acerca da linguagem

corporal. São Paulo: Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 8, n. 4, 2000.

Publicado

2022-11-18

Como Citar

Carvalho, A. J. L. F. de ., & Fernandes, L. N. . (2022). Expressão Corporal - gestualidades nas redes sociais e no Ensino Médio. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9068