Expressão Corporal - gestualidades nas redes sociais e no Ensino Médio
Palavras-chave:
Expressão corporal, Educação, Redes sociais, ArteResumo
Este artigo busca compreender a utilização da expressão corporal pelos jovens do Ensino Médio público de Fortaleza, com destaque na importância dos gestos na escola e nas redes sociais, refletindo assim sobre o princípio das imagens em movimento - o Cinema - com referências às linguagens Teatrais e à ausência/presença da Arte e Educação no cotidiano escolar. Dessa forma, realizou-se uma pesquisa com um grupo de 35 alunos de cinco escolas públicas sobre sua relação com a expressividade e a tecnologia em sala de aula. Posteriormente, apresentou-se um plano de aula, com base na Abordagem Triangular e tendo em vista auxiliar os estudantes quanto à formação da sua identidade e suas linguagens, com foco na linguagem corporal. Em seguida, foi solicitado a esse grupo de estudantes que opinassem sobre esse plano de aula para refletirmos sobre a sua aplicabilidade, concluindo com uma maioria dos respondentes tendo ma opinião positiva sobre as práticas.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Brasília, 2018; Acesso: 10 set. 2022.
BRASIL, Ministério da Educação, Trajetória Escolar de Fortaleza. 2019; Disponível em: https://trajetoriaescolar.org.br/painel/municipio/2304400/2019/. Acesso: 10 set. 2022;.
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. São Paulo: C/Arte, 1998.
CARA, Daniel. O Enem e o conteudismo. 2021. Disponivel em:
https://aescolalegal.com.br/o-enem-e-o-conteudismo/ - Acesso em: 05 set. 2022
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17a. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra,1987.
LEITE, Sérgio, KAGER, Samantha. Efeitos aversivos das práticas de avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Universidade Estadual de Campinas, 2009.
SABINO, Denise. Tecnologias Possíveis Para O Ensino De Arte: Análise Das Tecnologias Utilizadas Por Alunos De Colégios De Londrina/PR, 2016.
SANTOS, Mateus Silva; CAREGNATO, Caroline. Uma permanência na escola sob ameaça: reflexões a respeito da desvalorização do ensino de Arte, 2012.
PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. 24. ed, Rio de Janeiro, 1999.
SANTAELLA, Lúcia. A importância das imagens para o ensino. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.
SILVA, Lúcia, et al. Comunicação não-verbal: reflexões acerca da linguagem
corporal. São Paulo: Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 8, n. 4, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anna Julia Lima Furtado de Carvalho, Luana Nunes Fernandes
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.