Expressão Corporal - gestualidades nas redes sociais e no Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Expressão corporal, Educação, Redes sociais, Arte

Resumo

Este artigo busca compreender a utilização da expressão corporal pelos jovens do Ensino Médio público de Fortaleza, com destaque na importância dos gestos na escola e nas redes sociais, refletindo assim sobre o princípio das imagens em movimento - o Cinema - com referências às linguagens Teatrais e à ausência/presença da Arte e Educação no cotidiano escolar. Dessa forma, realizou-se uma pesquisa com um grupo de 35 alunos de cinco escolas públicas sobre sua relação com a expressividade e a tecnologia em sala de aula. Posteriormente, apresentou-se um plano de aula, com base na Abordagem Triangular e tendo em vista auxiliar os estudantes quanto à formação da sua identidade e suas linguagens, com foco na linguagem corporal. Em seguida, foi solicitado a esse grupo de estudantes que opinassem sobre esse plano de aula para refletirmos sobre a sua aplicabilidade, concluindo com uma maioria dos respondentes tendo ma opinião positiva sobre as práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Julia Lima Furtado de Carvalho, Instituto Federal do Ceará

Atriz e dançarina, com cursos em Arte desde 2018 nos Centros Urbanos de Cultura e Arte (CUCAs). Atualmente graduanda do segundo semestre do curso de Licenciatura em Teatro e me aprofundando nos temas além da linguagem escrita e verbal.

Luana Nunes Fernandes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduanda em Pedagogia no oitavo semestre, fui bolsista do Programa de Iniciação a Docência em Arte e Educação durante o Ensino Remoto. Participei de Ferramentas de Marketing Digital pelo SENAC e estagiei em um Hub de Inovação e Tecnologia de Fortaleza.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Brasília, 2018; Acesso: 10 set. 2022.

BRASIL, Ministério da Educação, Trajetória Escolar de Fortaleza. 2019; Disponível em: https://trajetoriaescolar.org.br/painel/municipio/2304400/2019/. Acesso: 10 set. 2022;.

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. São Paulo: C/Arte, 1998.

CARA, Daniel. O Enem e o conteudismo. 2021. Disponivel em:

https://aescolalegal.com.br/o-enem-e-o-conteudismo/ - Acesso em: 05 set. 2022

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17a. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra,1987.

LEITE, Sérgio, KAGER, Samantha. Efeitos aversivos das práticas de avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Universidade Estadual de Campinas, 2009.

SABINO, Denise. Tecnologias Possíveis Para O Ensino De Arte: Análise Das Tecnologias Utilizadas Por Alunos De Colégios De Londrina/PR, 2016.

SANTOS, Mateus Silva; CAREGNATO, Caroline. Uma permanência na escola sob ameaça: reflexões a respeito da desvalorização do ensino de Arte, 2012.

PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. 24. ed, Rio de Janeiro, 1999.

SANTAELLA, Lúcia. A importância das imagens para o ensino. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

SILVA, Lúcia, et al. Comunicação não-verbal: reflexões acerca da linguagem

corporal. São Paulo: Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 8, n. 4, 2000.

Publicado

2022-11-18

Como Citar

Carvalho, A. J. L. F. de ., & Fernandes, L. N. . (2022). Expressão Corporal - gestualidades nas redes sociais e no Ensino Médio. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9068