O tempo livre na educação infantil: contribuições do pensamento bakhtiniano

Autores

Palavras-chave:

Análise do discurso, Dialogia, Educação Infantil

Resumo

O artigo busca refletir a partir dos estudos de Bakhtin para a elaboração metodológica de pesquisa no estudo do tema “Tempo livre na Educação Infantil”. Foram desenvolvidas reflexões sobre conceitos como dialogia e ideologia a partir da análise documental de planejamentos docentes da Educação Infantil. A relevância consiste na ideia de que Bakhtin valoriza a fala como veículo propagador de ideologia. Linguagem esta que norteia as relações entre crianças e Professores e revela como o docente concebe o tempo livre. A hipótese é a de que alguns conceitos bakhtinianos contribuirão para a análise do discurso nos documentos. Assim, analisamos alguns fragmentos de registros sobre a prática pedagógica de dois Professores para o aprimoramento da capacidade de apresentar e analisar dados vinculando a teoria à prática. As conclusões mostram a aplicabilidade do pensamento bakhtiniano na construção de uma metodologia que pensa a linguagem em movimento no contexto sócio- histórico.

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Biografia do Autor

Marcelo Campos Pereira, Universidade Estadual Paulista

Pedagogo e membro do Grupo de Estudos e de Pesquisas em Especificidades da Docência na Educação Infantil. Atua como Coordenador de uma Escola Municipal de Educação Infantil e é Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista de Marília.

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Publicado

2022-11-03

Como Citar

Pereira, M. C. . (2022). O tempo livre na educação infantil: contribuições do pensamento bakhtiniano. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–17. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9067