O tempo livre na educação infantil: contribuições do pensamento bakhtiniano
Palavras-chave:
Análise do discurso, Dialogia, Educação InfantilResumo
O artigo busca refletir a partir dos estudos de Bakhtin para a elaboração metodológica de pesquisa no estudo do tema “Tempo livre na Educação Infantil”. Foram desenvolvidas reflexões sobre conceitos como dialogia e ideologia a partir da análise documental de planejamentos docentes da Educação Infantil. A relevância consiste na ideia de que Bakhtin valoriza a fala como veículo propagador de ideologia. Linguagem esta que norteia as relações entre crianças e Professores e revela como o docente concebe o tempo livre. A hipótese é a de que alguns conceitos bakhtinianos contribuirão para a análise do discurso nos documentos. Assim, analisamos alguns fragmentos de registros sobre a prática pedagógica de dois Professores para o aprimoramento da capacidade de apresentar e analisar dados vinculando a teoria à prática. As conclusões mostram a aplicabilidade do pensamento bakhtiniano na construção de uma metodologia que pensa a linguagem em movimento no contexto sócio- histórico.
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