As características da divulgação neurocientífica direcionada a professores da educação básica brasileira
Palavras-chave:
Divulgação Científica, Jornalismo científico, Formação de professoresResumo
A divulgação sobre neurociências e educação tem crescido entre os professores, neste contexto, buscou-se elucidar as características da divulgação neurocientífica para professores. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, analisou-se 53 conteúdos, textos e vídeos, publicados nas plataformas Porvir, Nova Escola e Youtube. O principal critério de seleção foram as palavras-chave "Neurociência" e "Educação". Os dados foram analisados e categorizados por meio da análise de conteúdo categorial a partir das seguintes dimensões: subtema, qualidade das referências, características atribuídas a informações neurocientíficas e presença de neuromitos. A análise identificou um viés determinista na apresentação de informações neurocientíficas, destaca-se a elevada menção a outros autores para embasar argumentação sem disponibilização de referências, foram identificados sete neuromitos em dez conteúdos. O trabalho contribui com um panorama recente (2019-2021) das características dos conteúdos que promovem divulgação neurocientífica direcionada a professores brasileiros.
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