As características da divulgação neurocientífica direcionada a professores da educação básica brasileira

Autores

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Jornalismo científico, Formação de professores

Resumo

A divulgação sobre neurociências e educação tem crescido entre os professores, neste contexto, buscou-se elucidar as características da divulgação neurocientífica para professores. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, analisou-se 53 conteúdos, textos e vídeos, publicados nas plataformas Porvir, Nova Escola e Youtube. O principal critério de seleção foram as palavras-chave "Neurociência" e "Educação". Os dados foram analisados e categorizados por meio da análise de conteúdo categorial a partir das seguintes dimensões: subtema, qualidade das referências, características atribuídas a informações neurocientíficas e presença de neuromitos. A análise identificou um viés determinista na apresentação de informações neurocientíficas, destaca-se a elevada menção a outros autores para embasar argumentação sem disponibilização de referências, foram identificados sete neuromitos em dez conteúdos. O trabalho contribui com um panorama recente (2019-2021) das características dos conteúdos que promovem divulgação neurocientífica direcionada a professores brasileiros.

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Biografia do Autor

Beatrix Vitória Venturini de Melo Almeida, Universidade Federal do ABC

Bacharel em Ciência e Tecnologia e aluna da graduação em Neurociências pela UFABC, Atua no mercado como Arquiteta de Soluções, desenvolve iniciação científica no Laboratório de Estudos em Aprendizagem e Divulgação científica da UFABC.

Bruno Rafael Santos de Cerqueira, Universidade Federal do ABC

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, Doutor em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Professor adjunto da Universidade Federal do ABC.

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Publicado

2022-11-07

Como Citar

Almeida, B. V. V. de M. ., & Cerqueira, B. R. S. de . (2022). As características da divulgação neurocientífica direcionada a professores da educação básica brasileira. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9006