Dança na água: a pesquisa acadêmica como práxis educativa

Autores

Palavras-chave:

Dança, Água, Práxis Educativa, Improvisação

Resumo

O contato com a água pode despertar diferentes estados psicofísicos no corpo e ampliar possibilidades de reconhecimento das capacidades cognitivas e afetivas, além de esgarçar os dispositivos para criação artística. O grupo de pesquisa Dramaturgia do Corpoespaço, da Universidade Federal do Ceará, vem se dedicando aos estudos de Dança na Água. Dessa forma, nos questionamos: Que fundamentos em distintas áreas de conhecimento podem inspirar essa pesquisa artística acerca dos estados da água no corpo? Norteados por essa questão e inseridos no contexto acadêmico delineamos nossos estudos em Dança, linguagem da Arte, possibilitando nosso fazer numa relação de práxis educativa. O presente artigo visa compartilhar esse processo inicial de investigação, que compreende um levantamento de materiais bibliográficos para identificar produções já existentes nessa área, no Brasil. Posto isto, realizamos uma imersão na praia de Canoé, em Fortim, Ceará, para experienciar as possibilidades estéticas no corpo dessa relação dança e água.

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Biografia do Autor

Juliane Gonçalves Queiroz, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE) (2020). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2020) e graduada em Pedagogia (2014) pela mesma universidade. Graduanda em Dança/Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Bruna Monteiro Barbosa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2019). Técnica em Dança pelo Instituto Dragão do Mar (2019).

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Publicado

2022-11-10

Como Citar

Queiroz, J. G. ., & Barbosa, B. M. (2022). Dança na água: a pesquisa acadêmica como práxis educativa. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–14. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9002