A abordagem AICLE/CLIL e as TICs na formação docente: aplicações didáticas
Palavras-chave:
Aprendizagem integrada de conteúdos e línguas, Tecnologias da Comunicação e Informação, Formação DocenteResumo
O trabalho consiste em redatar um programa para a implementação de um conteúdo no contexto universitário, usando o enfoque AICLE e considerando as especificidades de sua aplicação na universidade. Consideramos as reflexões realizadas sobre o enfoque AICLE no tópico 3.2.1 da disciplina FP091 - Aprendizagem integrada de conteúdo e língua do Mestrado em Educação. Levamos em conta estes pontos e outros de toda a disciplina, que consideramos no momento de selecionar o conteúdo a ser ministrado e a forma como isso será feito. Os conteúdos foram selecionados a partir da própria experiência docente e/ou como aluno na formação inicial. Com isso, apresentamos uma proposta de intervenção através desta abordagem e também das Tecnologias da Informação e Comunicação na formação docente vetorizando um ensino voltado para a prática social e desenvolvimento pleno da cidadania, promovendo conhecimento, empatia e cooperação, autoconhecimento e autocuidado, responsabilidade e cidadania e enriquecimento do repertório cultural.
Downloads
Referências
ALENCAR, J G. Abordagem de Ensino de Língua Inglesa por Meio de Conteúdos e Formação de Professores: Apropriações, Possibilidades e Limitações. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.
ARRUDA, E. P. Ensino e aprendizagem na sociedade do entretenimento: desafios para a formação docente. Educação, v. 36, n. 2, p. 232-239, 2013.
BORGES, H. B.; SANTOS, S. M. M. A prática docente: o desafio contemporâneo do uso das tecnologias da informação e comunicação. Revista Educação e Emancipação, v. 6, n. 1, 2013.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases. Lei N° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Acesso em 05 de janeiro de 2018 de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm.
COYLE, D.; Hood, P.; MARSH, D. CLIL – Content Language Integrated Learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.
FADINI, K. Formação inicial de professores de inglês do e para o século XXI: os papéis da língua e da tecnologia. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal do Espírito Santo, 2016.
FINARDI, K. R.; PORCINO, M. C. Tecnologia e metodologia no ensino de inglês: impactos da globalização e da internacionalização. Desterros, v. 1, n. 66, 2014.
GARDNER, R. C; LAMBERT, W. E. Motivational Variables in Second Language Acquisition. Canadian Journal of Psychology, v. 13, p. 266-272, 1959.
GRADDOL, D. English Next: why global English may mean the end of “English as a foreign language”. The United Kingdom: The English Company Ltd. British Council, 2006. Disponível em: http://www.britishcouncil.org/learning-research-english-next.pdf. Acesso em 18 de maio de 2015 e
LASAGABASTER, D.; SIERRA, J. M. (2010). Immersion and CLIL in English: more differences than similarities. ELT Journal, v.64, n. 4, p. 367-375, 2010.
PAIVA, V. L. A formação do professor para uso da tecnologia. In: Silva, K. A.; Daniel, F. G.; Kaneko-Marques, S. M.; Salomão, A. C. B. (Orgs). A formação de professores de línguas: novos olhares. Pontes Editores, 2013.
SHARMA, P. Blended learning. ELT journal, v. 64, n. 4, p. 456-458, 2010.
SIEBIGER, R. O processo de Bolonha e os novos espaços transnacionais de educação superior latino-americanos: a universidade brasileira em movimento. Cadernos PROLAM/USP, 9(17), 119-135, 2010.
TEIXEIRA, D.; FINARDI, K. R. TICs no ensino presencial: evidências de um curso de formação continuada na Universidade Federal do Espírito Santo. Contextos Linguísticos, v. 7, n. 8.1, p. 79-96, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jonas Henrique Almeida da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.