O serviço médico no Imperial Instituto dos Surdos-Mudos

Autores

Palavras-chave:

História da educação de surdos, Higienismo, Surdez

Resumo

O Imperial Instituto dos Surdos-Mudos foi fundado em 1857 no Rio de Janeiro e tinha como objetivo “regenerar”, instruir e preparar surdos para um ofício. Tal instituição funcionava em regime de internato e ao longo do século XIX, por meio de seus regimentos, desenvolveu uma proposta pedagógica e de reabilitação. No período Imperial, um dos gestores do instituto foi o Dr. Tobias Rabello Leite, um influente médico. Assim sendo, o objetivo é analisar os registros médicos do Imperial Instituto dos Surdos-Mudos, no período de 1857 a 1889, para compreender qual era o estado geral de saúde dos alunos, as causas da surdez, as medidas sanitárias adotadas e o papel efetivo do médico. Este estudo possui uma abordagem qualitativa e é do tipo documental. Por meio do corpus analisado percebe-se que a instituição abarcava os preceitos do higienismo e que a atuação do médico extrapolava as suas funções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Geciauskas Sofiato, Universidade de São Paulo

Docente e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação. Atua na área de Educação Especial.

Referências

ALMANAK Laemmert (1844-1889). In: Center for Research Libraries. Global Resources Network. Disponível em: http://www.crl.edu/brazil/almanak. Acesso em: 13 fev. 2011.

CHALHOUB. Sidney, Cidade febril: cortiços e epidemias na corte imperial. São Paulo: Companhia das Letras, 2017, 286p.

FERREIRA, Luiz Otávio. Uma Interpretação Higienista do Brasil: Medicina e Pensamento Social no Império. Disponível em: https://www.anpocs.com/index.php/encontros/papers/23-encontro-anual-da-anpocs/gt-21/gt10-15/4948-lferreira-uma-interpretacao/file Acesso em: 14 set. 2022.

Publicado

2022-11-16

Como Citar

Sofiato, C. G. (2022). O serviço médico no Imperial Instituto dos Surdos-Mudos. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–2. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8981