O serviço médico no Imperial Instituto dos Surdos-Mudos
Palavras-chave:
História da educação de surdos, Higienismo, SurdezResumo
O Imperial Instituto dos Surdos-Mudos foi fundado em 1857 no Rio de Janeiro e tinha como objetivo “regenerar”, instruir e preparar surdos para um ofício. Tal instituição funcionava em regime de internato e ao longo do século XIX, por meio de seus regimentos, desenvolveu uma proposta pedagógica e de reabilitação. No período Imperial, um dos gestores do instituto foi o Dr. Tobias Rabello Leite, um influente médico. Assim sendo, o objetivo é analisar os registros médicos do Imperial Instituto dos Surdos-Mudos, no período de 1857 a 1889, para compreender qual era o estado geral de saúde dos alunos, as causas da surdez, as medidas sanitárias adotadas e o papel efetivo do médico. Este estudo possui uma abordagem qualitativa e é do tipo documental. Por meio do corpus analisado percebe-se que a instituição abarcava os preceitos do higienismo e que a atuação do médico extrapolava as suas funções.
Downloads
Referências
ALMANAK Laemmert (1844-1889). In: Center for Research Libraries. Global Resources Network. Disponível em: http://www.crl.edu/brazil/almanak. Acesso em: 13 fev. 2011.
CHALHOUB. Sidney, Cidade febril: cortiços e epidemias na corte imperial. São Paulo: Companhia das Letras, 2017, 286p.
FERREIRA, Luiz Otávio. Uma Interpretação Higienista do Brasil: Medicina e Pensamento Social no Império. Disponível em: https://www.anpocs.com/index.php/encontros/papers/23-encontro-anual-da-anpocs/gt-21/gt10-15/4948-lferreira-uma-interpretacao/file Acesso em: 14 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cássia Geciauskas Sofiato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.