Memórias sobre formação e trabalho docente por intermédio de charges

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores., Trabalho Docente., Identidade Docente., Memórias e Charges.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo problematizar as vivências e leituras desenvolvidas no percurso da disciplina eletiva Formação de Professores e Trabalho Docente, revisitando algumas charges como forma de ilustrar as memórias tecidas no transcorrer da apreciação dos textos e dos debates proporcionados pela disciplina. Logo, a partir desse recorte, é perceptível que a disciplina fomentou a percepção das relações teoria e prática, ensino e pesquisa na formação docente, fundamentando-se em autores como Freire (1996); Nóvoa (2017) e Josso (2007). Os resultados apontam para uma mudança significativa nas relações entre saber-docência-interação que resultam em maior autonomia na constituição da professoralidade e na valorização dos saberes docentes para o reconhecimento da identidade do ser professor.

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Biografia do Autor

Geovânia de Souza Andrade Maciel, Instituto Federal de Rondônia

Doutoranda do curso Profissional em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia; Mestra em Letras; Docente de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Rondônia; Membro do Grupo de Estudo em Leitura, Linguagem e Identidade Cultural - GELLIC.

Robson Fonseca Simões, Universidade Federal de Rondônia

Pós-doutor em Educação (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da UERJ; Professor Adjunto do núcleo de Ciências Humanas, campus Porto Velho; docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEE/UNIR)

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

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NÓVOA, Antonio. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa. v.47 n.166 p.1106-1133 out./dez. 2017.

Publicado

2022-11-18

Como Citar

Maciel, G. de S. A. ., & Simões, R. F. . (2022). Memórias sobre formação e trabalho docente por intermédio de charges. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–5. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8974