Memórias sobre formação e trabalho docente por intermédio de charges
Palavras-chave:
Formação de Professores., Trabalho Docente., Identidade Docente., Memórias e Charges.Resumo
O presente artigo tem como objetivo problematizar as vivências e leituras desenvolvidas no percurso da disciplina eletiva Formação de Professores e Trabalho Docente, revisitando algumas charges como forma de ilustrar as memórias tecidas no transcorrer da apreciação dos textos e dos debates proporcionados pela disciplina. Logo, a partir desse recorte, é perceptível que a disciplina fomentou a percepção das relações teoria e prática, ensino e pesquisa na formação docente, fundamentando-se em autores como Freire (1996); Nóvoa (2017) e Josso (2007). Os resultados apontam para uma mudança significativa nas relações entre saber-docência-interação que resultam em maior autonomia na constituição da professoralidade e na valorização dos saberes docentes para o reconhecimento da identidade do ser professor.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HYPOLITO, Álvaro Moreira. Trabalho docente, classe e relações de gênero. SP: Papirus, 1977. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico). 2 ed. [ E-book]. São Leopoldo: Oikos, 2020. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/cepe/files/2021/03/TrabDOCClasse_genALVARO_HYPOLITO_E-book.pdf . Acesso em: 10 jun. 2022.
JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. In: Educação. Porto Alegre, ano XXX, n. 3 (63), p. 413-438, set./dez. 2007.
KASTRUP, Virgínia. Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devir-mestre. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 93, p. 1273-1288, Set./Dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/bG374G5nJQ6jtVgCbb7Vsvb/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 09 maio 2022.
NÓVOA, Antonio. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa. v.47 n.166 p.1106-1133 out./dez. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Geovânia de Souza Andrade Maciel, Robson Fonseca Simões
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.