Memórias sobre formação e trabalho docente por intermédio de charges
Palavras-chave:
Formação de Professores., Trabalho Docente., Identidade Docente., Memórias e Charges.Resumo
O presente artigo tem como objetivo problematizar as vivências e leituras desenvolvidas no percurso da disciplina eletiva Formação de Professores e Trabalho Docente, revisitando algumas charges como forma de ilustrar as memórias tecidas no transcorrer da apreciação dos textos e dos debates proporcionados pela disciplina. Logo, a partir desse recorte, é perceptível que a disciplina fomentou a percepção das relações teoria e prática, ensino e pesquisa na formação docente, fundamentando-se em autores como Freire (1996); Nóvoa (2017) e Josso (2007). Os resultados apontam para uma mudança significativa nas relações entre saber-docência-interação que resultam em maior autonomia na constituição da professoralidade e na valorização dos saberes docentes para o reconhecimento da identidade do ser professor.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HYPOLITO, Álvaro Moreira. Trabalho docente, classe e relações de gênero. SP: Papirus, 1977. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico). 2 ed. [ E-book]. São Leopoldo: Oikos, 2020. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/cepe/files/2021/03/TrabDOCClasse_genALVARO_HYPOLITO_E-book.pdf . Acesso em: 10 jun. 2022.
JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. In: Educação. Porto Alegre, ano XXX, n. 3 (63), p. 413-438, set./dez. 2007.
KASTRUP, Virgínia. Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devir-mestre. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 93, p. 1273-1288, Set./Dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/bG374G5nJQ6jtVgCbb7Vsvb/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 09 maio 2022.
NÓVOA, Antonio. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa. v.47 n.166 p.1106-1133 out./dez. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Geovânia de Souza Andrade Maciel, Robson Fonseca Simões
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.