Significações educativas do corpo brincante de Antônio Nóbrega

Autores

Palavras-chave:

Antônio Nóbrega, Corpo brincante, Saberes da tradição, Educação

Resumo

Objetivamos identificar como o corpo brincante de Antônio Nóbrega pode educar, considerando as linguagens da dança e da poesia em um exercício corporal do ver, sentir e vivenciar as conexões e ressignificações da tradição. Adotamos como metodologia a fenomenologia para a descrição, interpretação e ampliação de sentido do fenômeno estudado, buscando compreender a maneira de como o corpo brincante desse artista pode nos educar, interpretando o conteúdo do curso “Na Rima”, buscando compreender mais a respeito da relevância educativa da expressividade dos corpos brincantes e dos saberes da tradição. Como resultados, evidenciamos a vivência das poesias e das danças populares que provocam múltiplos significados, capazes de proporcionar valiosos ensinamentos para os profissionais da Educação e demais interessados nesse tema.

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Biografia do Autor

Emanuelle Justino dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora de Educação Física da Rede Municipal de Natal/RN.

Rosie Marie Nascimento de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Educação. Doutora em Educação – PPgEd/UFRN. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Referências

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Publicado

2022-11-22

Como Citar

Santos, E. J. dos ., & Medeiros, R. M. N. de . (2022). Significações educativas do corpo brincante de Antônio Nóbrega. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8951

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