Percepção de professores do 1° ano do ensino fundamental, sobre o retorno às aulas presenciais da rede pública
Palavras-chave:
Alfabetização, Professores, Rede PúblicaResumo
Este trabalho aborda a percepção dos professores das turmas de 1° ano do ensino fundamental, séries iniciais sobre esse retorno às escolas, com aulas presenciais, dentro do contexto de pandemia, partindo da realidade da rede pública. Devido ao cenário de pandemia que se instalou no mundo, o Brasil necessitou tomar medidas de contenção e de prevenção do vírus. Portanto, as aulas passaram a ocorrer de maneira remota, através de plataformas digitais que possibilitassem discussões e disseminação do conhecimento, objetivando o cuidado e proteção a toda a comunidade escolar. Para esse estudo, contou-se com entrevistas de 3 professores que estão no presente momento atuando nessas séries. Desta forma, a entrevista se desenvolveu a partir de como os professores veem esse momento, os desafios que estão enfrentando tanto do campo pedagógico, como sobre os cuidados que o protocolo propõe.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 70. ed. São Paulo: Almedina Brasil, 2016. 140p.
ALBUQUERQUE, Raquel Sabino de. Educação em tempos de pandemia: sentimentos e percepções dos professores. Revista Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v.2, n. 4, p. 1-5, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/ . Acesso em: 16 out. 2022.
BRASIL. Ministérios da Educação e Saúde estabelecem protocolo para retorno seguro às aulas. Brasília, MEC, Secretaria de Educação Básica, 2021. Disponível em:https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/GuiaderetornodasAtividadesPresenciaisnaEducaoBsica.pdf. Acesso em: 15 nov. 2021.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 2 ed. Editora Cortez, 2014. 106p.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas, 2008. 220p.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed., São Paulo: Hucitec, 2013. 416p.
SECRETARIA DE SAÚDE DO CEARÁ. Protocolo da Sesa orienta instituições de ensino para retomada gradual das atividades. Ceará, SESA, 2021. Disponível em: https://www.saude.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/9/2020/02/EDUCACAO_PROTOCOLO_REVMMA_26_04_2021.pdf . Acesso em: 15 nov. 2021.
WERNECK, Guilherme Loureiro; CARVALHO, Marília Sá. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Rio de Janeiro: Cad. Saúde Pública, v. 36, n.5, p. 1-4, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/pz75jtqNC9HGRXZsDR75BnG/ . Acesso em: 10 nov. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Elane Araújo Braga, Thaís de Sousa Florêncio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.