Percepção de professores do 1° ano do ensino fundamental, sobre o retorno às aulas presenciais da rede pública

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização, Professores, Rede Pública

Resumo

Este trabalho aborda a percepção dos professores das turmas de 1° ano do ensino fundamental, séries iniciais sobre esse retorno às escolas, com aulas presenciais, dentro do contexto de pandemia, partindo da realidade da rede pública. Devido ao cenário de pandemia que se instalou no mundo, o Brasil necessitou tomar medidas de contenção e de prevenção do vírus. Portanto, as aulas passaram a ocorrer de maneira remota, através de plataformas digitais que possibilitassem discussões e disseminação do conhecimento, objetivando o cuidado e proteção a toda a comunidade escolar. Para esse estudo, contou-se com entrevistas de 3 professores que estão no presente momento atuando nessas séries. Desta forma, a entrevista se desenvolveu a partir de como os professores veem esse momento, os desafios que estão enfrentando tanto do campo pedagógico, como sobre os cuidados que o protocolo propõe.

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Biografia do Autor

Maria Elane Araújo Braga, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Psicologia pela Faculdade Luciano Feijão (FLF). Pós-graduada em Psicologia Educacional pela Faculdade de Quixeramobim (UNIQ). Mestranda em Psicologia e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Thaís de Sousa Florêncio, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGEUECE). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Docente da Universidade de Quixeramobim (UNIQ).

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

Braga, M. E. A., & Florêncio, T. de S. . (2022). Percepção de professores do 1° ano do ensino fundamental, sobre o retorno às aulas presenciais da rede pública. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–9. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8936