Residência pedagógica e as relações étnico-raciais na educação física escolar

Autores

Palavras-chave:

Educação Física Escolar., Residência Pedagógica., Justiça social., Relações Étnico-Raciais., Educação Física Antirracista.

Resumo

O presente trabalho relata experiências exitosas de estudantes da Licenciatura em Educação Física, no trato das relações étnico-raciais através da Residência Pedagógica. Após a aplicação do Planejamento Participativo, estudantes de uma escola pública no Ceará, trouxeram demandas a respeito de aspectos tratados pela Educação Física Antirracista, culminando-se para uma discussão e aprofundamento na relação com a Educação Física Escolar, mediada pelos(as) bolsistas residentes. A pandemia de Covid-19 evidenciou abismos sociais, principalmente na área educativa, onde muitos estudantes encontraram-se em situação de ensino remoto. A metodologia adotada tem caráter qualitativo (relato de experiência), apresentando limitações e potencialidades de estratégias que ultrapassam as discussões para além do ambiente da aula virtual. Assim, os autores acreditam que para uma educação justa, crítica, e que priorize a equidade, é necessário que o(a) professor(a) tome posição frente às injustiças sociais, propondo a discussão de temáticas contemporâneas por meio de recursos audiovisuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Maria Ferreira Luduvino Xavier, Universidade Federal do Ceará

Licencianda em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi Bolsista Residente do Programa de Residência Pedagógica pela CAPES. Orientanda da Profa. Dra. Luciana Venâncio, estuda e pesquisa as relações étnico raciais e a Educação Física Escolar, e suas vertentes com a Justiça Social.

Lucas Luan de Brito Cordeiro, Universidade Federal do Ceará

Acadêmico de licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Ceará, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar e Relações com os Saberes (GEPEFERS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE).

Luciana Venâncio, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutora em Educação. Docente na Universidade Federal do Ceará. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física/UFRN e do Mestrado Profissional em Educação Física/ProEF/UFC. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar e Relações com os Saberes/GEPEFERS.

Referências

ALMEIDA, S. L. Racismo Estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Jandaíra, 2019. 264 p. (Feminismos Plurais / coordenação de Djamila Ribeiro).

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996. Acesso em: 21 jun. 2021. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm

FLOR, B. J. M. S.; LIMA, C. E. S. ; SILVA, I. C. C. ; SANCHES-NETO, L. ; Venâncio, L. Planejamento Participativo como instrumento político e pedagógico em aulas de Educação Física Escolar no Programa de Residência Pedagógica. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, v. 2, p. 123-132, 2020.

NOBREGA, C. C. dos S. Por uma educação física antirracista. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, [S. l.], v. 34, n. Esp., p. 51-61, 2020. DOI: 10.11606/1807-5509202000034nesp051. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173145. Acesso em: 26 ago. 2022.

PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes et al. Aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de educação física: diagnóstico da rede municipal de Fortaleza/CE. Revista Brasileira de Ciências do Esporte [online]. v. 41, n. 4. [Acessado 26 Agosto 2022] , pp. 412-418. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.06.004. Epub 13 Dez 2019. ISSN 2179-3255.

PIRES, J. V. L.; SOUZA, M. da S. Educação física e a aplicação da lei nº 10.639/03: análise da legalidade do ensino da cultura afro-brasileira e africana em uma escola municipal do RS. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 193–204, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.46624. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/46624. Acesso em: 26 ago. 2022.

SANCHES NETO, L.; BETTI, M. Convergência e integração: uma proposta para a educação física de 5a. a 8a. série do ensino fundamental . Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 5-23, 2008. DOI: 10.1590/S1807-55092008000100001. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16678. Acesso em: 26 ago. 2022.

SOUZA, Juliana Marques Paiva De. Planejamento participativo uma possibilidade de atuação nas aulas de educação física escolar. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62046.

VENÂNCIO, L; NOBREGA, C. C. S; Mulheres Negras Professoras de Educação Física. Coleção Educação Física: Formação para o cotidiano escolar. Curitiba - Brasil: Editora CRV. Vol. 42. 2020.

Publicado

2022-10-19

Como Citar

Xavier, V. M. F. L. ., Cordeiro, L. L. de B. ., & Venâncio, L. . (2022). Residência pedagógica e as relações étnico-raciais na educação física escolar. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–8. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8921

Edição

Seção

Relato de experiência