Residência pedagógica e as relações étnico-raciais na educação física escolar
Palavras-chave:
Educação Física Escolar., Residência Pedagógica., Justiça social., Relações Étnico-Raciais., Educação Física Antirracista.Resumo
O presente trabalho relata experiências exitosas de estudantes da Licenciatura em Educação Física, no trato das relações étnico-raciais através da Residência Pedagógica. Após a aplicação do Planejamento Participativo, estudantes de uma escola pública no Ceará, trouxeram demandas a respeito de aspectos tratados pela Educação Física Antirracista, culminando-se para uma discussão e aprofundamento na relação com a Educação Física Escolar, mediada pelos(as) bolsistas residentes. A pandemia de Covid-19 evidenciou abismos sociais, principalmente na área educativa, onde muitos estudantes encontraram-se em situação de ensino remoto. A metodologia adotada tem caráter qualitativo (relato de experiência), apresentando limitações e potencialidades de estratégias que ultrapassam as discussões para além do ambiente da aula virtual. Assim, os autores acreditam que para uma educação justa, crítica, e que priorize a equidade, é necessário que o(a) professor(a) tome posição frente às injustiças sociais, propondo a discussão de temáticas contemporâneas por meio de recursos audiovisuais.
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