Formação profissional docente: implicações para o exercício do magistério

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, Magistério, Profissionalização Docente, Docência

Resumo

A formação profissional docente repercute no exercício do magistério. Nesse sentido, tem-se como problema geral de pesquisa: Que implicações tem a formação profissional docente para o exercício do magistério? E como objetivo geral: Compreender implicações da formação profissional docente ao exercício do magistério. A pesquisa, realizada em 2022, teve abordagem qualitativa e, quanto aos procedimentos de produção de dados, é classificada como bibliográfica. Revelou-se que a formação de professores passa por inúmeras etapas e nunca deixa de ser mobilizada, com a aquisição de novos saberes. Na graduação nomeia-se como inicial e ao adentrar no cenário docente passa a se configurar como continuada e contínua. Portanto, a formação docente relaciona-se com o contexto de atuação e com as possibilidades de inovação, que fazem o professor aprender a profissão.

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Biografia do Autor

Maria Leticia de Sousa David, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Cursando Pós-Graduação Lato Sensu em Ludopedagogia, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. Professora na Educação Infantil, na EEB Sebastião Correia Lima, da Secretaria Municipal de Educação de Itapipoca (SME – Itapipoca).

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

David, M. L. de . S. (2022). Formação profissional docente: implicações para o exercício do magistério. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8917