Iniciação à docência: narrativas de professoras
Palavras-chave:
Iniciação à Docência, Ensino de História da Enfermagem, História OralResumo
O ensino de História é essencial na formação do profissional de Enfermagem e das raízes históricas, considerando o entendimento da inserção dessa profissão na sociedade. Por meio deste estudo, buscou-se analisar os caminhos que levaram o profissional de enfermagem a adentrar à docência no Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará – UECE, na sua origem, na Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo – EESVP. A tessitura metodológica investigativa foi expressa na abordagem qualitativa, recorrendo à utilização do método de pesquisa histórica, compreendido pelas etapas de coleta, organização, problematização e avaliação crítica dos dados. No estudo depreendeu-se das fontes orais, por meio das entrevistas realizadas no estudo em que cinco professoras de História da Enfermagem que ministraram/ministram a disciplina no curso trouxeram suas colaborações para concretizar a investigação. Constatou-se que os caminhos para iniciação à docência foram diversos e na busca não linear da formação tornaram-se professoras de História.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz de. História: a arte de inventar o passado. Ensaios de teoria da história. Edusc,Edusc, 2007.
ALBERTI, Verena. Manual de história oral. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
ERRANTE, Antonoine. Mas afinal a memória é de quem? Histórias Orais e modos de lembrar e contar. História da Educação. ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas v. 8, p.141-174, set. 2000.
FEBVRE, Lucien. De 1892 a 1933: exame de consciência de uma história e de um historiador. In: FEBVRE, Lucien. Combate pela história. 2. ed. Lisboa: Presença. 1989.
FERREIRA, Marieta de Moraes. História, tempo presente e história oral. Topoi, Rio de Janeiro, v. 1, p.314-332, dez.2002.
MEIHY, José Carlos Sebe B; HOLANDA, Fabíola. História Oral Como Fazer Como Pensar. 2. ed. Contexto: São Paulo. 2015.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom; RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. Guia prático de história oral: para empresas, universidades, comunidades, famílias. São Paulo: Contexto, 2011.
PERAZZO, Priscila F. Narrativas Orais de Histórias de Vida. Comunicação & Inovação, v. 16, n. 30, 2015.
PORTELLI, Alessandro. História oral como arte da escuta. Tradução Ricardo Santiago. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Nahir Batista Ferreira Torres
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.