Formação na Educação Profissional e Tecnológica: reflexões pertinentes
Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Formação de Professores, PráxisResumo
Este trabalho traz considerações a partir de uma pesquisa qualitativa com o objetivo de produzir reflexões acerca dos conhecimentos pedagógicos necessários para a prática da docência na Educação Profissional e Tecnológica. Percebe-se que formar professores para a EPT, representa um compromisso com a formação humana integral, na qual a dimensão técnica deve ser incorporada, de modo a integrar saberes e aprendizagens plurais, que perpassem pela racionalidade crítica e emancipatória, assim, geral, profissional e humanizadora. O lócus da investigação foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, Campus Pedro II e o Centro Estadual Educacional Profissional do Piauí, onde foi aplicada uma entrevista semiestruturada com dois professores Licenciados e um Tecnólogo. Os resultados mostram a necessidade desses profissionais serem concebidos como fundamentais nos espaços de participação, reflexão e aprendizagens, e carecem de propostas de formação continuada em EPT, que os ajudem a aprender e conviver com mudanças e complexidades, do tempo presente, atentetando para suas reais necessidades.
Downloads
Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2 de 26 de junho de 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/Res02.pdf.: Acesso em: 13 mai. 2022.
BRASIL. Presidência da República. Medida Provisória, nº 746, de 22 de setembro de 2016. Disponível em: https://educacao.mppr.mp.br/arquivos/File/informativos/2016/mp_746_2016_ensino_medio_integral.pdf. Acesso em 13 mai. 2022.
CARDOSO, A. A. Professores? Sim! os saberes docentes e os professores da educação profissional. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Pelotas, 2012.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In. FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 83-105.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, Marina A. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 23-38, jul. 2015. ISSN 2447-1801. Acesso em 08 de ago. de 2022.
PIRES, Fabíula. A formação e atuação docente dos professores da Educação Profissional e Tecnológica: o que revelam as pesquisas dos últimos dez anos? Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. 2. e8573. 10.15628/rbept.2019.8573. (2019)
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ. Vozes, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Clarice Pereira de Freitas Florêncio, Jeferson Luís Marinho de Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.