Formação na Educação Profissional e Tecnológica: reflexões pertinentes

Autores

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Formação de Professores, Práxis

Resumo

Este trabalho traz considerações a partir de uma pesquisa qualitativa com o objetivo de produzir reflexões acerca dos conhecimentos pedagógicos necessários para a prática da docência na Educação Profissional e Tecnológica. Percebe-se que formar professores para a EPT, representa um compromisso com a formação humana integral, na qual a dimensão técnica deve ser incorporada, de modo a integrar saberes e aprendizagens plurais, que perpassem pela racionalidade crítica e emancipatória, assim, geral, profissional e humanizadora. O lócus da investigação foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, Campus Pedro II e o Centro Estadual Educacional Profissional do Piauí, onde foi aplicada uma entrevista semiestruturada com dois professores Licenciados e um Tecnólogo. Os resultados mostram a necessidade desses profissionais serem concebidos como fundamentais nos espaços de participação, reflexão e aprendizagens, e carecem de propostas de formação continuada em EPT, que os ajudem a aprender e conviver com mudanças e complexidades, do tempo presente, atentetando para suas reais necessidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarice Pereira de Freitas Florêncio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Especialista em Libras. Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas-NEABI/P II. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Mestranda no ProfEPT/PI.

Jeferson Luís Marinho de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Doutor e Mestre em Educação-UNISINOS - RS. Membro do Grupo de Pesquisa: Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar; Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Coordenador do  ProfEPT/IFPI.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2 de 26 de junho de 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/Res02.pdf.: Acesso em: 13 mai. 2022.

BRASIL. Presidência da República. Medida Provisória, nº 746, de 22 de setembro de 2016. Disponível em: https://educacao.mppr.mp.br/arquivos/File/informativos/2016/mp_746_2016_ensino_medio_integral.pdf. Acesso em 13 mai. 2022.

CARDOSO, A. A. Professores? Sim! os saberes docentes e os professores da educação profissional. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Pelotas, 2012.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In. FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 83-105.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, Marina A. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 23-38, jul. 2015. ISSN 2447-1801. Acesso em 08 de ago. de 2022.

PIRES, Fabíula. A formação e atuação docente dos professores da Educação Profissional e Tecnológica: o que revelam as pesquisas dos últimos dez anos? Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. 2. e8573. 10.15628/rbept.2019.8573. (2019)

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ. Vozes, 2013.

Publicado

2022-11-23

Como Citar

Florêncio, C. P. de F. ., & Carvalho, J. L. M. de . (2022). Formação na Educação Profissional e Tecnológica: reflexões pertinentes. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–3. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8915