Ensino de Matemática em uma concepção humanista: implicações para a sala de aula

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Práticas pedagógicas, Ensino humanizado

Resumo

Este artigo é uma pesquisa teórica de cunho qualitativo do tipo descritiva e analítica em relação aos objetivos. Empregou-se a Revisão Sistemática de Literatura propondo uma discussão e reflexão acerca do processo de ensino humanizado de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Utilizou-se da base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e apoiou-se no método de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Construiu-se um mapa teórico a partir das teses e dissertações que se adequaram aos critérios estabelecidos, com a finalidade de analisar nas produções sobre as tendências metodológicas com foco principal no processo de humanização do ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Foi possível verificar que o ensino da Matemática ainda se dá nos moldes tradicionais na contramão de um ensino Humanista. Destacam-se nos referenciais teóricos a pedagogia de Paulo Freire, que destaca as dimensões autonomia, liberdade e humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jerryson de Sousa Cunha Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Graduando do Curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI.

Referências

BARDIN, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

CAIXETA, O. C. Diversificação da avaliação em matemática nos anos finais do ensino fundamental para a promoção de uma aprendizagem efetiva. 2019. 160 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2019.

CERVO, A. F. G. (2016). Humanismo histórico: estudo de sua evolução para chegar à felicidade e realização. Saber Humano: Cadernos de Ontopsicologia, edição especial, 379-390.Recuperado de https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/article/view/128/149

Donato, H. & Donato, M. Etapas na condução de uma revisão sistemática. Acta Médica Portuguesa, 32, 227-235, 2019.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: Da teoria à prática. 16. ed. São Paulo: Papirus, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz 3e Terra, 1996.

MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem: cognitivismo, humanismo, comportamentalismo. São Paulo: EPU, p. 72, 1999.

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

SANTOS. M. S. (2014). A UNESCO no contexto do novo desenvolvimento: reajustando o processo de formação humana/ educação alienada na escola (Tese de Doutorado em Política Pública e Formação Humana).

HERSH, Reuben. Humanistica Mathematics and the Real World. In: WHITE, Alvin M. Essays in Humanistic Mathematics. Providence-Rhode Island: The Mathematical Association of America, 1993, p. 15.

ZATTI, Vicente. PAGOTTO-EUZEBIO, Marcos Sidnei. Educação como processo de formação humana: uma revisão em filosofia da educação ante a premência da utilidade. São Paulo: FEUSP, 2022.

Publicado

2022-10-14

Como Citar

Gonçalves, J. de S. C. . (2022). Ensino de Matemática em uma concepção humanista: implicações para a sala de aula. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8914